Programa atende crianças durante período de férias em Alvorada
capa

Programa atende crianças durante período de férias em Alvorada

Cerca de 1 mil alunos, de 6 a 14 anos, estão sendo atendidos em quatro escolas da rede municipal

Por
Fernanda Bassôa

Crianças recebem três refeições durante os dias de atendimento do programa

publicidade

Começou nesta semana o projeto Brincando nas Férias, da Prefeitura de Alvorada. Cerca de mil crianças, de 6 a 14 anos, são atendidas em quatro escolas da rede municipal durante o período de recesso escolar. As instituições Leonel de Moura Brizola, Elisardo Duarte Neto, Normélio Pereira de Barcelos e Paulo Freire abrem as portas às 10h, oferecendo café da manhã, atividades esportivas, lazer, brincadeiras pedagógicas e ações culturais. As crianças permanecem na escola até as 16h todos os dias. A iniciativa segue até o próximo dia 16.

A secretária de Educação do município, Nadir Machado, diz que os alunos recebem três refeições durante os dias de atendimento do programa. “Na terça-feira, o cardápio foi feijão, carreteiro, salada de cenoura, tomate e chuchu com suco de abacaxi. A merenda é fruto de doações e parcerias. A intenção do projeto é acolher crianças e adolescentes nesta época de férias, oferecendo refeição e segurança, também aos pais, por saberem que os filhos estão protegidos dentro da escola.”

Segundo Nadir, o projeto também inclui os irmãos dos estudantes, como uma forma de acolhimento. “Sabemos da vulnerabilidade social que estão inseridas estas crianças. Na falta de ir à praia, cinema, shopping ou piscina, viemos oferecer estas atividades para suprir suas necessidades na temporada de verão.” Nadir explica que o atendimento no programa, que existe desde 2018, é feito por professores da rede e do setor pedagógico da prefeitura.