Projeto ambiental coleta óleo de cozinha de escolas de Soledade

Projeto ambiental coleta óleo de cozinha de escolas de Soledade

Material recolhido é entregue a uma empresa que faz a destinação correta do rejeito

Agostinho Piovesan

Recolhimento do óleo é realizado em estabelecimentos de ensino de Soledade

publicidade

Centenas de alunos de 12 escolas estaduais e municipais de Soledade estão envolvidos no trabalho educativo e sócio-ambiental de recolhimento de óleo de cozinha. A ação está inserida no projeto Soledade Limpa Responsabilidade de Todos. O projeto é desenvolvido pela prefeitura, em parceria com a ONG Sopro da Vida. O recolhimento do óleo é realizado nos estabelecimentos de ensino, além do hospital Frei Clemente e de vários estabelecimentos comerciais.

Segundo a diretora do Departamento Municipal de Meio Ambiente (DMMA), Caroline Leite, através do Ecoóleo, os alunos levam para as escolas o óleo de cozinha (de fritura) já utilizado em suas residências, dentro de uma garrafa pet, que é colocada em bombonas receptoras, e posteriormente recolhida. “Em 12 locais da cidade foram colocadas bombonas onde é colocado o óleo, uma ação que deverá ser ampliada, envolvendo mais empresas da cidade”, observa.

Caroline disse que o material recolhido é entregue à empresa Ecoóleo de Arroio do Meio. “Nas próximas semanas vamos instalar novos pontos de coleta e ampliar o recolhimento de óleo, evitando assim que esse material seja descartado incorretamente, poluindo o meio ambiente”, observa. Ela cita que a iniciativa conta, ainda, com o apoio das direções de escolas e professores.

A diretora do DMMA afirma que o descarte incorreto provoca uma série de prejuízos ao meio ambiente, sendo que um litro de óleo pode contaminar até 20 mil litros de água. "Esse óleo descartado incorretamente contamina o meio ambiente, incluindo a água que vai para os rios, onde contamina os peixes, a fauna e a flora do nosso município”.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895