Projeto de desenvolvimento econômico municipal é lançado em Uruguaiana

Projeto de desenvolvimento econômico municipal é lançado em Uruguaiana

Batizada de "MOV Uruguaiana", iniciativa busca auxiliar a cidade a se reestruturar para os próximos 20 anos em meio aos impactos da Covid-19

Fred Marcovici

O lançamento do “MOV Uruguaiana” objetivou reunir forças vivas do município para conhecerem a ideia

publicidade

No final da semana passada, nas dependências do Clube Comercial, aconteceu o lançamento do “MOV Uruguaiana”, iniciativa que busca o desenvolvimento econômico do município para os próximos 20 anos. O evento contou com a presença de autoridades, empresários, lideranças e gestores de diferentes segmentos da comunidade. O presidente da Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana - ACIU, Luís Oscar Kessler, realizou a abertura. Em seguida o gerente regional do Sebrae RS, Ângelo Antônio Aguinaga, tratou do tema por meio de videoconferência.

O Sebrae RS, Inova RS e MobiCaxias - que serviu de exemplo ao uruguaianense - tiveram participação especial neste primeiro encontro. O lançamento do “MOV Uruguaiana” objetivou reunir forças vivas do município para conhecerem a ideia, convidando-as a integrarem o projeto que visa melhorias nos diferentes setores, como indústria, saúde, educação, agropecuária, transporte, entre outros.

O “MOV Uruguaiana” surge neste momento delicado, em plena pandemia, com foco no desenvolvimento futuro do município. Tem o propósito de realizar ações coordenadas pela chamada “Quádrupla Hélice”, ou seja, parceria entre o poder público, academia, setor privado e sociedade civil organizada, com a missão de pensar estrategicamente os próximos 20 anos.

No grupo de ignição, ao lado de Kessler, o professor Ricardo Pedroso Oiagen, da Unipampa, Marcelo Feres, gestor do programa Inova RS, agropecuarista Bernardo Fagundes e Mônica Guimarães, gestora de projetos do Sebrae. Para sensibilizar o público, foram apresentados dados de Uruguaiana e o resultado positivo do MobiCaxias.

Um panorama dos ambientes de negócios, PIB, potencial de consumo e índice demográfico do município de Uruguaiana foi apresentado por videoconferência pela analista de Inteligência da área de Gestão Estratégica do Sebrae RS, Andrea Cristine do Nascimento, cuja apresentação foi fundamentada por André Campos, gerente de Planejamento do Sebrae RS. A iniciativa do Inova RS, com a possibilidade de apoio das universidades atuantes na região, foi explanada por Émerson Rizzatti.

Veja Também


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895