Projeto estimula abertura de estabelecimentos em prédios históricos de Caxias do Sul

Projeto estimula abertura de estabelecimentos em prédios históricos de Caxias do Sul

Proposição já começou a tramitar pelas comissões da Câmara de Vereadores

Celso Sgorla

Medida prevê incentivos fiscais para as empresas que aderirem à ideia

publicidade

Estimular a abertura de estabelecimentos em prédios históricos de Caxias do Sul é o objetivo do projeto protocolado na Câmara de Vereadores, pelo vereador Felipe Gremelmaier (MDB). Ele destaca que a medida prevê incentivos fiscais para as empresas que aderirem à ideia. O parlamentar disse também que a finalidade da proposição é o município incentivar a locação ou a compra de imóveis históricos, para a instalação de estabelecimentos, visando à preservação histórica e cultural, além da retomada do desenvolvimento da economia. De acordo com ele, a proposta vai ao encontro do fomento ao turismo, ao convívio social, ao entretenimento, ao lazer, a geração de emprego e renda e a promoção de inovação e economia criativa.

O vereador salientou que a maioria dos prédios históricos não está sendo usada devido à dificuldade de restauro por causa do alto custo necessário, a rigidez da legislação relativa, a deterioração dos imóveis ou a falta de incentivo do poder público para o uso. “A cidade possui muitos prédios que merecem ser preservados por guardarem a história, a cultura e o resgate da cidade de Caxias do Sul”, afirmou o parlamentar.

Nessa perspectiva, Gremelmaier cita como exemplo a capital do Estado, Porto Alegre que já se utiliza de espaços históricos para o funcionamento de restaurantes, livrarias, bares, estúdios de dança, lojas, cafés, entre outros. A proposição já começou a tramitar pelas comissões da Casa.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895