Projeto gratuito em Caxias do Sul propicia prática da natação para PCDs e surdos
capa

Projeto gratuito em Caxias do Sul propicia prática da natação para PCDs e surdos

Iniciativa atende 40 participantes em quatro turmas diferentes

Por
Celso Sgorla

Atualmente, são 40 alunos divididos em quatro turmas, de acordo com cada deficiência

publicidade

Caxias do Sul iniciou recentemente as atividades do projeto “Natação Paralímpica e Surdolímpica”, criado pela Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Smel). A equipe do Paradesporto e Ações Inclusivas da Smel criou o programa a fim de incentivar a prática do esporte e de atividade física para surdos e Pessoas com Deficiência (PCDs), podendo, futuramente, montar uma equipe que represente a cidade de Caxias do Sul em competições regionais, estaduais e nacionais.

“A natação é um esporte que traz inúmeros benefícios e não é diferente para as pessoas com deficiência e surdas. Além de benefícios físicos, nadar proporciona a integração social, a independência e o aumento da autoestima nos praticantes”, diz a professora Daniela Gonzalez. Ao todo, o projeto está atendendo 40 participantes em quatro turmas: surdos, deficientes visuais, deficientes intelectuais, deficientes físicos e acompanhantes.

A ação é uma iniciativa do núcleo de Paradesporto e Ações Inclusivas e conta com apoio da FSG Centro Universitário e escolas de natação parceiras. As aulas são gratuitas, com duração de 45 minutos cada e são administradas por professores da Smel.

Os interessados em participar do projeto poderão inscrever-se para na lista de espera para novas turmas que serão abertas. A inscrição deve ser feita na Smel, localizada na rua Borges de Medeiros, nº 211, no centro da cidade, das 10h às 16h, ou pelo e-mail dhgonzalez@caxias.rs.gov.br.