Projeto muda o sorriso das crianças em Rio Pardo

Projeto muda o sorriso das crianças em Rio Pardo

Estudantes de odontologia da Unisc atendem e orientam alunos de escola estadual

Otto Tesche

Alunos de odontologia da Unisc orientam as crianças

publicidade

Um projeto desenvolvido há dez anos em Rio Pardo ajuda a corrigir imperfeições dentárias e a melhorar a qualidade de vida de crianças de 6 a 11 anos do bairro Higino Leitão. Uma vez por semana, três estudantes bolsistas do curso de odontologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), com a orientação do professor Roque Wagner, prestam atendimento aos estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Pedro Alexandrino de Borba na unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro. Em uma década de atividades, 430 crianças receberam atendimento e 137 aparelhos ortodônticos foram entregues.

Todas as semanas, a coordenação da escola encaminha um grupo de alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental para as consultas na ESF. A equipe da Unisc realiza a avaliação das condições dos dentes e inicia o tratamento nos estudantes. 

As crianças com problemas mais complexos são encaminhadas ao campus da Unisc, em Santa Cruz do Sul. Além disso, os bolsistas e o coordenador da equipe realizam encontros na escola para orientações sobre saúde bucal, com a distribuição de kits de escovação. Após fazer o molde na ESF, os alunos da Unisc confeccionam os aparelhos ortodônticos no laboratório da universidade com material do projeto.

A orientadora educacional Catiane Heitling explica que os alunos quando chegam à 6ª ou 7ª série estão com a formação dentária correta. A diretora da escola, Ana Lúcia Oliveira Meurer, afirma que, muitas vezes, os familiares acompanham os estudantes na ESF e também recebem orientações e atendimento da equipe. O professor Wagner destaca que a correção das imperfeições nos dentes tem impacto na formação do rosto e auxilia na respiração de forma correta. A escola Dr. Pedro Alexandrino de Borba é a principal beneficiada com a atividade, mas o trabalho se estende a outras. Agora, alunos da Casa da Criança Instituto Medianeira terão consultas.

O atendimento odontológico integra o projeto Corrente do Bem, criado em abril de 2008, pela 2ª Promotoria de Justiça junto da Associação Comercial, Industrial e de Serviços, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Serviço Social do Comércio. O objetivo é evitar a violência e a criminalidade juvenil e proporcionar a inclusão da sociedade no processo de educação e socialização dos jovens. A promotora Christine Mendes Ribeiro Grehs explica que se considerou importante contemplar a escola por ser de referência pelo grande número de alunos. “A isso se somou a constatação acerca de algumas carências materiais do alunado.” 

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895