Projeto prevê videomonitoramento em escolas de Santa Rosa

Projeto prevê videomonitoramento em escolas de Santa Rosa

O objetivo é garantir a segurança de estudantes, professores e da estrutura física das instituições

Felipe Dorneles

As escolas municipais passarão a contar com câmeras

publicidade

Um projeto de lei aprovado no Legislativo neste mês prevê que as 30 escolas municipais de Santa Rosa recebam sistema de monitoramento por meio de câmeras. O objetivo é garantir a segurança de estudantes, professores e da própria estrutura física das escolas, além de inibir atos de aliciamento de jovens às drogas.

A vereadora Sônia Conti, que desenvolveu o projeto de lei, explica que a demanda surgiu a partir de depoimentos de pais, preocupados com a segurança dos filhos. “O problema das drogas é uma situação crescente e pode chegar na porta das escolas. Além disso, este monitoramento é importante para garantir a segurança do próprio patrimônio.” A vereadora explica que há casos na cidade de depredação das escolas, muitas vezes construídas com mobilização e recursos da própria comunidade.

Sônia revela que o investimento é, em média, R$ 2,5 mil por escola, e que não precisa ser necessariamente feito pelo município. “A Secretaria de Educação pode incentivar a direção, pais e comunidade para a busca de recursos.” A secretária municipal de Educação, Lires Zimmermann, diz que a proposta é positiva e precisa ser implementada. “Algumas escolas já possuem sistema de monitoramento, e o investimento não é alto. É uma forma de prevenção”. O projeto já foi enviado ao Executivo, para sanção ou veto.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895