Projeto prevê videomonitoramento em escolas de Santa Rosa
O objetivo é garantir a segurança de estudantes, professores e da estrutura física das instituições
publicidade
Um projeto de lei aprovado no Legislativo neste mês prevê que as 30 escolas municipais de Santa Rosa recebam sistema de monitoramento por meio de câmeras. O objetivo é garantir a segurança de estudantes, professores e da própria estrutura física das escolas, além de inibir atos de aliciamento de jovens às drogas.
A vereadora Sônia Conti, que desenvolveu o projeto de lei, explica que a demanda surgiu a partir de depoimentos de pais, preocupados com a segurança dos filhos. “O problema das drogas é uma situação crescente e pode chegar na porta das escolas. Além disso, este monitoramento é importante para garantir a segurança do próprio patrimônio.” A vereadora explica que há casos na cidade de depredação das escolas, muitas vezes construídas com mobilização e recursos da própria comunidade.
Sônia revela que o investimento é, em média, R$ 2,5 mil por escola, e que não precisa ser necessariamente feito pelo município. “A Secretaria de Educação pode incentivar a direção, pais e comunidade para a busca de recursos.” A secretária municipal de Educação, Lires Zimmermann, diz que a proposta é positiva e precisa ser implementada. “Algumas escolas já possuem sistema de monitoramento, e o investimento não é alto. É uma forma de prevenção”. O projeto já foi enviado ao Executivo, para sanção ou veto.