Projeto revitaliza e protege nascentes em Restinga Sêca

Projeto revitaliza e protege nascentes em Restinga Sêca

A proposta visa a proteção e o atendimento das necessidades básicas das famílias rurais

Renato Oliveira

Recentemente, aconteceu o plantio de 30 mudas de espécies arbóreas frutíferas

publicidade

Um projeto, que tem como foco a revitalização e proteção de nascentes, está sendo colocado em execução no município de Restinga Sêca, região Centro do Estado. Recentemente, aconteceu o plantio de 30 mudas de espécies arbóreas frutíferas como araçá, guabiju, cerejeira e pitangueira, em uma propriedade localizada em Boqueirão da Estiva, no interior do município.

O projeto é desenvolvido através de uma parceria entre a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente com a Emater do município. O projeto teve início no ano de 2018 e permite a construção de estrutura de até quatro metros quadrados, para captação de água das nascentes em Área de Preservação Permanente (APP), e visa a proteção e o atendimento das necessidades básicas das famílias rurais.

“As nascentes apresentam imensa importância para a sociedade, são afloramentos naturais do lençol freático, onde a água verte para a superfície do solo, além de serem responsáveis por abastecer riachos e rios, que fornecem a água que é utilizada na agricultura, indústrias, dessedentação animal e o consumo humano,” destacou o secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Restinga Sêca, Claudio Possebon.

Segundo Possebon, já existem 12 localidades que estão agendadas para dar prosseguimento no projeto. Ele lembra que os produtores que possuírem uma nascente em sua propriedade e apresentarem interesse no projeto de proteção, podem manter contato com a Prefeitura Municipal de Restinga Sêca.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895