Projeto Segunda Chance amplia número de vagas para apenados em Caxias do Sul

Projeto Segunda Chance amplia número de vagas para apenados em Caxias do Sul

Ação oferece oportunidade de trabalhos aos presos dos regimes semiaberto e aberto 


Celso Sgorla

O anúncio da ampliação das vagas ocorreu nesta quarta

publicidade

A Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) ampliou para 50 o número de vagas disponíveis no convênio com a Superintendência do Serviços Penitenciários (Susepe) para oferecer oportunidade de trabalho aos presos dos regimes semiaberto e aberto.

O incremento faz parte da nova etapa do projeto Segunda Chance desenvolvido pela companhia, que além de empregar os apenados, garantirá formação profissional aos reeducandos com cursos técnicos e um contrato de trabalho de seis meses após o término do cumprimento da pena. Após a qualificação, eles serão responsáveis pela manutenção dos prédios públicos municipais. 

O projeto Segunda Chance é uma iniciativa da Codeca, em parceria com a Comissão de Segurança Pública da Câmara de Vereadores, o Tribunal de Justiça, por meio da Vara Regional das Execuções Criminais, e Susepe.

O anúncio da ampliação das vagas do Protocolo de Ações Conjuntas (PAC) entre Codeca e Estado ocorreu nesta quarta-feira para marcar o início da fase 2 do projeto Segunda Chance. O Sinduscon que representa as empresas da construção civil de Caxias do Sul será a responsável pelo treinamento dos detentos no primeiro curso de formação.

De acordo com Luis Felipe Burtet, diretor administrativo da Codeca, para trabalhar na companhia, a partir de agora, os apenados terão que frequentar pelo menos um dos treinamentos para garantir a vaga na empresa. Ao final da pena, os apenados ainda terão a chance de ter validado um contrato de temporário de trabalho por um prazo determinado de seis meses para que ainda tenham o registro da experiência profissional na Carteira de Trabalho.

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895