Projeto visa combater as cheias em Campo Bom
capa

Projeto visa combater as cheias em Campo Bom

O projeto existe desde 2017 e, para ser executado, aguarda acordo de desapropriação de área

Por
Stephany Sander

Prefeitura pretende implantar sistema para amenizar efeitos dos alagamentos

publicidade

Está em andamento o projeto que visa amenizar os alagamentos na região Sul da cidade de Campo Bom. Uma comitiva de moradores do bairro Vila Rica, uma das áreas afetadas por cheias de arroios e do Rio dos Sinos, tomou conhecimento do plano. “O sistema deve ser implantado em um antigo banhado que foi aterrado. Além de tratar o esgoto que hoje corre a céu aberto, a recuperação da área deve devolver a função de esponja natural da água, amenizando o efeito das cheias”, explica o prefeito Luciano Orsi. Ele destaca que o projeto existe desde 2017 e aguarda um acordo para desapropriação de área a fim de começar a ser executado.

As intervenções começaram a ser debatidas a partir de uma determinação do Ministério Público sobre a resolução da falta de tratamento do esgoto doméstico na região. “Como essa é uma área inserida na planície de inundação, buscamos uma solução que estivesse de acordo com as políticas ambientais da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, tendo ainda em vista o bem-estar dos moradores”, complementa o prefeito.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, João Flávio da Rosa, a prefeitura está na fase de construção do memorial descritivo e da planilha atualizada de custos. O valor estimado de investimento é de R$ 400 mil. Além disso, está sendo discutida a possibilidade de algumas empresas realizarem as compensações ambientais no local do projeto.