Quadro que retrata Anita Garibaldi voltará a Piratini

Quadro que retrata Anita Garibaldi voltará a Piratini

Obra do pintor Dakir Parreiras recebeu restauração por equipe da UFPel e será devolvida ao acervo do Museu Histórico Farroupilha

Angélica Silveira

Alunos da UFPel participaram do trabalho minucioso

publicidade

Após quase uma década e depois de receber restauração, a obra “Fuga de Anita Garibaldi a Cavalo” (1917-1978), de Dakir Parreiras, volta para o Museu Histórico Farroupilha de Piratini. O quadro de 2,64 metros por 2,20 metros foi pintado na técnica de óleo sobre tela. Parreiras (1894-1967) recebeu encomenda de Borges de Medeiros para ornamentar o Palácio Piratini, em Porto Alegre. Na década de 1950, quando os murais do Palácio foram pintados, houve redistribuição das obras em instituições do Estado. As que tinham a temática farroupilha foram destinadas ao museu em Piratini.

O quadro de Anita saiu de lá em 2012, quando foi feito um projeto para restauração de obras do acervo. “Várias pinturas foram restauradas em Porto Alegre, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul, mas faltaram recursos, e o projeto não teve continuidade. Com isso, o quadro ficou na Capital esperando um retorno da restauração”, diz a professora do curso e coordenadora da rede de Museus da UFPel, Andréa Bachettini.

Participaram do restauro professores, estudantes e técnicos dos cursos de Conservação e Restauração e de Museologia da UFPel. Andréa conta que foi firmado um acordo de cooperação técnico-científico em 2019, entre a Secretaria de Cultura do Estado e a universidade, para restaurar duas obras do acervo de Piratini – a outra é “Alegoria, Sentido e Espírito da Revolução Farroupilha” (1925-1926), de Helios Seelinger. “A restauração da ‘Fuga de Anita Garibaldi a Cavalo’ começou em agosto de 2019, trabalhando no Museu do Doce, onde foi montado um laboratório aberto.”

Em fevereiro do ano passado, criou-se um projeto de extensão para o público poder acompanhar a atividade. Com a pandemia, o trabalho parou, voltando em maio deste ano. “Começamos pelo verso da obra, que é a parte do suporte têxtil. Os enxertos foram removidos, os rasguinhos, obturados. Novos enxertos foram feitos e foi colocado um novo suporte no original”, explica a professora. Para isso, a obra foi levada ao laboratório do Campus II, pois era necessário o uso de uma mesa térmica.

A entrega ocorre para as comemorações da Semana Farroupilha, no ano do bicentenário do nascimento da personagem. “É uma obra forte, pois Anita está a cavalo, com o filho bebê no colo, fugindo das tropas imperiais, mostrando a força da mulher, da mãe, da lutadora. A obra ficou muito estável, vai voltar a durar pelo menos uns 20 anos,” diz Andréa, destacando a alegria com a devolução da pintura à comunidade de Piratini.

Na sexta-feira o quadro foi embalado e, na próxima quarta-feira, será levado para o museu. No dia 11, haverá a cerimônia oficial de entrega da obra e também da coleção doada pelo gaúcho Volnir Júnior dos Santos. 
A diretora do Museu Histórico Farroupilha, Francieli Domingues Corral, destaca que o quadro representa parte fundamental do museu, não só pelo seu valor histórico e artístico, mas também pelo sentimento que a população do município tem pela tela. “Anita segura o filho nos braços com a mesma força e devoção que os piratinienses serviram à causa farroupilha.” O público poderá apreciar o quadro e a coleção a partir de 12 de setembro.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895