Rede municipal de ensino de Campo Bom tem melhor resultado do Vale do Sinos no IdeB 2019

Rede municipal de ensino de Campo Bom tem melhor resultado do Vale do Sinos no IdeB 2019

Já nos anos finais, Campo Bom é a 8ª colocada no Estado e a 94ª no Brasil

Por
Stephany Sander


publicidade

A rede municipal de ensino de Campo Bom obteve a melhor pontuação do Vale do Sinos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2019, criado para monitorar o desempenho da educação no Brasil. O resultado foi de 7,1 pontos no índice referente aos anos iniciais do Ensino Fundamental e, em relação aos anos finais, 6 pontos. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na última terça-feira e ainda indicam que a rede municipal de Campo Bom superou seus índices anteriores, referentes a 2017.

“Estamos extremamente felizes com o resultado. Nossa pontuação no Ideb comprova o trabalho sério, comprometido e eficiente de toda a rede de ensino”, avalia a secretária de Educação e Cultura, Simone Schneider. Nos anos iniciais, a rede municipal de ensino de Campo Bom é a 23ª colocada no comparativo ao Ideb de todos os outros municípios do Rio Grande do Sul. Em nível nacional, a cidade fica em 331º lugar. Já nos anos finais, Campo Bom é a 8ª colocada no Estado e a 94ª no Brasil. 

Lembrando que o Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, e dos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O índice varia de 0 a 10 e quanto maior o desempenho dos alunos e maior o número de alunos aprovados, maior será o Ideb. As metas projetadas são diferenciadas para cada unidade, rede e escola. Elas são apresentadas bienalmente, desde 2007 até 2021, de modo que os estados, municípios e escolas contribuam em conjunto para que o Brasil atinja a meta de 6 pontos em 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.