Região de Novo Hamburgo vê alta de casos de Covid-19, mas garante situação sob controle

Região de Novo Hamburgo vê alta de casos de Covid-19, mas garante situação sob controle

Ocupação de UTIs apresentou queda nos últimos sete dias

Angelica Silveira

Novo Hamburgo vê situação sob controle

publicidade

O aumento da contaminação foi o principal motivo  para o alerta recebido pela região de Novo Hamburgo (R7) do gabinete de crise do Governo do Estado. Pelo último boletim emitido pela Consinos, eram 1833 casos novos  na semana. Já no mesmo período anterior o número era de  541. Já a ocupação de UTI que há duas semanas era de 46%, nos últimos sete dias passou para  43,30%.

O presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos e prefeito de Dois Irmãos, Jerri Meneghetti afirma estar preocupado, mesmo antes do Governo do Estado divulgar o Alerta. “Já havíamos nos reunido para  discutir a questão. Embora pelo relato de cada um dos 15 municípios que compõem a R7, todos estão em situação parecida, com muitos casos, mas pouca gravidade e internação”, relata. 

Segundo o prefeito, o que predomina de internações nas UTIs da região são idosos não vacinados e com comorbidade. “Independente da gravidade, o volume de pessoas positivadas é assustador. Já tínhamos lançado a recomendação que os municípios não apoiassem eventos públicos ou privados que  promovam aglomeração”, enfatiza. 

Uma  reunião virtual foi realizada no início da noite com os integrantes do comitê técnico da R7 onde ficou definido a recomendação aos  municípios para que  sejam  cancelados os  eventos de iniciativa do Poder Público que causem aglomerações e que não seja realizado apoio dos Executivos  eventos  privados com estas características. 

Também  deverá haver reforço nas ações de fiscalização dos protocolos de segurança, intensificadas ações de mídia para conscientização sobre os  cuidados e  também adesão à vacina. “Agora as orientações precisam ser referendadas pelos prefeitos. A   previsão é que uma reunião ocorra ainda nesta quinta-feira”, projeta Meneghetti. 

No encontro serão definidas  as ações que serão colocadas no papel como forma de compromisso (Plano de Ação) com  o Governo do Estado, seguindo o protocolo de distanciamento controlado. Para Meneghetti  os casos não são graves devido à vacinação em massa. “O desafio é manter sob controle, testar e fiscalizar as ações, até  porque  estamos ainda evitando eventos  com grandes aglomerações para podermos manter a economia funcionando”, pondera.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895