Relatório aponta falha no reabastecimento de oxigênio líquido em hospital de Campo Bom

Relatório aponta falha no reabastecimento de oxigênio líquido em hospital de Campo Bom

Sindicância da instituição recomendou para Associação Beneficente São Miguel a rescisão de todos os contratos vigentes com a empresa Air Liquide

Stephany Sander

publicidade

A direção do Hospital Lauro Reus de Campo Bom divulgou na manhã desta terça-feira o relatório da sindicância que investigou a morte de seis pacientes por conta de uma falha no sistema de distribuição de oxigênio da casa de saúde, no mês de março. Conforme o relatório, a sindicância foi instaurada através do Boletim de Serviço do Hospital, ainda no dia 19 de março, quando ocorreram as mortes, assinado pelo diretor executivo da Associação Beneficente São Miguel, mantenedora do Lauro Reus. A investigação apurou a falta de abastecimento de oxigênio líquido por parte da empresa Air Liquide, além de averiguar a conduta de seus funcionários na aplicação dos planos de ação visando a garantia da vida de seus pacientes.

Conforme a direção do hospital, ao longo do procedimento foram realizadas diversas diligências, expedidos ofícios e realizadas oitivas no sentido de apurar os fatos. Segundo o relatório final, com 258 páginas, e já entregue ao Ministério Público Federal e Estadual, a Secretaria Estadual de Saúde, a Prefeitura Municipal de Campo Bom e a Polícia Civil, houve a falta no reabastecimento de oxigênio líquido por parte da empresa, onde a mesma deixou transcorrer o prazo do sistema central de back up, sistema reserva de oxigênio gasoso medicinal.

Assim, há a recomendação para que a Associação Beneficente São Miguel adote as medidas necessárias no sentido de ser promovida a rescisão de todos os contratos vigentes com a empresa Air Liquide, bem como o consequente ajuizamento de ação judicial visando reparar os danos causados pela sua omissão, negligência e incúria pelo descumprimento contratual ao não realizar, em tempo hábil, o reabastecimento do tanque estacionário vertical de oxigênio líquido.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895