Restauração da Casa Holler começa em Ivoti

Restauração da Casa Holler começa em Ivoti

A primeira fase da revitalização terá investimento de R$ 211 mil

Stephany Sander

Local compõe o patrimônio histórico do município

publicidade

A Casa Holler, imóvel que compõe o patrimônio histórico da cidade de Ivoti, começou a ser restaurada. A revitalização da casa, uma das maiores edificações no estilo enxaimel do Estado, contará com três fases. Nesta primeira etapa, estão contemplados o novo telhado, estrutura emergencial e parte elétrica provisória. O piso, forro, esquadrias e a substituição de peças de madeira integram o segundo momento de melhorias.

Por fim, serão realizados os projetos complementares, a estrutura elétrica definitiva, eletrônica e o Plano de Proteção Contra Incêndios (PPCI). Segundo o prefeito Martin Kalkmann, quando for finalizado o processo de reformas, o prédio será utilizado como um espaço para a Cultura e Educação. “Na parte de cima, estamos trabalhando com a possibilidade de instalar a Biblioteca Pública Municipal. Embaixo, devemos ter um espaço recreativo para as crianças”, explica.

A primeira fase da revitalização terá investimento de R$ 211 mil, com recursos próprios do município. Na sequência, serão licitadas as etapas posteriores. A Casa Holler foi erguida no século 19, e tombada como patrimônio histórico estadual em janeiro de 2014, mesmo ano em que foi doada ao município. O local recebeu atividades até 2010, mas acabou sendo interditado em função de problemas estruturais.

No começo da história, funcionava no local o Salão Holler. Já nos últimos anos, o prédio abrigava um bazar. O imóvel possui 797,92 metros quadrados de área.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895