Retomada da vacinação para 2ª dose da Coronavac provoca longas filas em Santa Cruz do Sul

Retomada da vacinação para 2ª dose da Coronavac provoca longas filas em Santa Cruz do Sul

Novo lote de vacinas ainda é insuficiente para atender demanda no município

Otto Tesche

Vacinação para da 2ª dose da Coronavac provocou longas filas em Santa Cruz do Sul

publicidade

A retomada da vacinação com a segunda dose da Coronavac provocou longas filas e reclamações na manhã desta quinta-feira em Santa Cruz do Sul. Ainda na madrugada diversas pessoas já estavam esperando o início da imunização, tanto no Parque da Oktoberfest como no campus da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Por volta das 10h, as pessoas que ainda pretendiam fazer a aplicação foram informadas que só poderia se vacinar quem havia garantido senha, o que gerou diversas manifestações de descontentamento.

O município disponibilizou 1,5 mil doses no Parque da Oktoberfest, pelo sistema drive-thru no Pavilhão 2, sem sair do carro, e também com acesso de pedestres no Pavilhão Central. Outras mil doses foram encaminhadas ao campus da Unisc, no sistema drive-thru.

A ESF Pedro Eggler, em Monte Alverne, também recebeu 250 doses. Outra unidade do interior contemplada com vacinas da CoronaVac foi a ESF Rio Pardinho, porém o atendimento neste local ocorreu por agendamento.

Doses insuficientes

O Estado havia reforçado que as doses entregues neste lote seriam suficientes para imunizar todas as pessoas que estavam com a segunda aplicação atrasada. No entanto, em Santa Cruz do Sul, nem todos conseguiram atualizar a carteira de vacinação.

A diretora de ações especializadas em saúde do município, Caren Picasso, explicou que a discrepância ocorre pois as ampolas recebidas nem sempre vêm com as dez doses completas em cada uma.

No início da tarde, a Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Sul informou que ainda tinha 120 senhas para aplicação da segunda dose da Coronavac em pessoas que receberam a primeira há 28 dias ou mais. Destas, 90 ficaram disponíveis no pavilhão central da Oktoberfest e 30 na Unisc.

A Secretaria informou que a nova disponibilidade ocorreu devido ao redimensionamento ocasionado pela quebra de doses nos frascos da Coronavac. Não há previsão de chegada de mais lotes da Coronavac.  


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895