Reunião debate a instalação de passarelas na RSC 287 em Montenegro

Reunião debate a instalação de passarelas na RSC 287 em Montenegro

Nos últimos 10 anos, dos 476 acidentes registrados no trecho, 51% resultaram em dano material ou morte

Stephany Sander

publicidade

Através de videoconferência, uma reunião tratou dos problemas enfrentados pelos moradores dos bairros Santo Antônio e Panorama, em Montenegro, por conta da RSC 287 que corta as regiões. O prefeito Gustavo Zanatta, o vice Cristiano Braatz, e alguns secretários municipais conversaram com o diretor-presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Urbano Schmitt, referente ao projeto que prevê a instalação de passarelas na rodovia.

Elaborado em 2019 pela estatal, o projeto inicial sugere uma série de intervenções no trecho urbano da rodovia, entre o cruzamento com a BR 470 e o entroncamento com a ERS 411. O custo, porém, era superior a R$ 20 milhões, o que impediu a realização das melhorias. Em dezembro do ano passado, surgiu uma alternativa, quando a estudante de Engenharia, Nicole Streit, propôs uma versão reduzida do que havia sido concebido pela EGR. Este novo projeto foi apresentado diretamente a Gustavo Zanatta e teria um valor de cerca de R$ 3 milhões. "A ideia, inclusive, é fazer com recursos próprios do município”, afirma o prefeito, citando que já existem em torno de R$ 1 milhão reservados para este fim. São verbas do orçamento da Câmara de Vereadores, referentes a 2020, que foram devolvidas ao Executivo com o objetivo de serem aplicadas justamente nesta demanda.

Durante a reunião virtual com o diretor-presidente da EGR, a nova proposta foi apresentada. “Encaminhamos a proposta à EGR para análise dos técnicos da empresa. Se eles concordarem com a execução naquele formato, será celebrado um termo de cooperação para que a prefeitura realize as obras”, afirma Zanatta.

Pelo projeto alternativo, será feita a construção de duas rótulas fechadas para as travessias dos veículos, além da inclusão de faixa de pedestres entre as rótulas e o acréscimo de um redutor de velocidade para tornar o fluxo de pessoas a pé mais seguro. Também serão implantadas calçadas no lado do bairro Santo Antônio para que os pedestres tenham acesso da rua Ramiro Barcelos para a rua Ernesto Zietlow e vice-versa. Uma análise de tráfego realizada pela aluna, em setembro do ano passado, constatou que 1.247 veículos trafegaram na RSC 287 no sentido Montenegro - Portão no horário de pico. Além disso, 130 pedestres fizeram a travessia durante essa uma hora. Os números, com certeza, seriam maiores se as escolas, fechadas por causa da pandemia, estivessem funcionando normalmente e se não houvesse diversas empresas operando no sistema de home office. Nicole ainda analisou o número de acidentes que aconteceram no trecho entre as duas rótulas previstas no projeto. Nos últimos 10 anos, foram 476 ocorrências, uma média de quase 50 por ano. Dessas, 51% resultaram em algum dano ou até mesmo em morte.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895