Revitalização do Calçadão de Santa Cruz do Sul começa neste mês

Revitalização do Calçadão de Santa Cruz do Sul começa neste mês

O objetivo é concluir os trabalhos antes da Oktoberfest

Otto Tesche

Trecho onde o atual Calçadão será revitalizado

publicidade

Após diversas reclamações sobre as condições das calçadas e do calçamento em trecho da rua Marechal Floriano, a prefeitura de Santa Cruz do Sul anunciou, nessa terça-feira, o início das obras de revitalização e ampliação do Calçadão no Centro de Santa Cruz do Sul. Com a conclusão do processo de licitação para a contratação da empresa responsável pelo serviço, a assinatura do contrato deve ocorrer nos próximos dias. O objetivo é concluir os trabalhos antes da Oktoberfest, no mês de outubro. A ideia é minimizar os transtornos, tanto para os comerciantes que possuem estabelecimentos ao longo da via, como para as pessoas que circulam pelo local.

O projeto do calçadão prevê a divisão da obra em dois trechos: o primeiro inclui a revitalização do passeio existente nas duas quadras entre a rua Ramiro Barcelos e a rua 28 de Setembro e o segundo trajeto abrange a ampliação do calçadão nas três quadras existentes entre as ruas 28 de Setembro e a rua Galvão Costa. O valor da obra é de R$ 4.152.035,66 e os recursos para o investimento são provenientes do Badesul, com contrapartida da prefeitura. Já o prazo de execução, a contar do início dos trabalhos, é de oito meses.

A equipe responsável pela obra removerá os antigos paralelepípedos da rua e fará a colocação de nova pavimentação com bloquetes. Ao longo de todo o trecho, bancos e floreiras serão instalados e o estacionamento deixará de existir, restando apenas vagas para portadores de deficiência, idosos e locais para carga e descarga. No primeiro trecho está prevista ainda a utilização da rede de drenagem existente, com substituição das bocas de lobo e, nas quadras entre as ruas 28 de Setembro e Galvão Costa, a execução de uma nova rede de drenagem pluvial.

Os atuais arcos existentes ao longo da rua serão substituídos por uma nova estrutura, com cordas de lâmpadas LED, possibilitando a alteração das cores que poderão variar conforme as campanhas e datas comemorativas. Na quadra da Praça da Bandeira haverá a instalação de um pergolado com iluminação e assentos. O projeto prevê a preservação das tipuanas. Canteiros contínuos com 2,80 metros de largura foram projetados para dar espaço às raízes.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895