Revitalização resgatará projeto original de praça em Venâncio Aires

Revitalização resgatará projeto original de praça em Venâncio Aires

Obra estimada em R$ 304 mil beneficiará a área junto à Igreja São Sebastião Mártir, uma das mais visitadas por turistas

Otto Tesche

A Praça da Matriz reúne turistas e comunidade

publicidade

A vegetação e arborização na praça Coronel Thomaz Pereira, conhecida como Praça da Matriz, em Venâncio Aires, passará por um processo de revitalização este ano para a obtenção de mais espaço de convivência, mais qualidade aos frequentadores e para garantir o resgate histórico do local. A área junto à Igreja São Sebastião Mártir é uma das mais visitadas por turistas e utilizada pela comunidade para tomar chimarrão aos fins de semana. A obra está estimada em R$ 304.818,00 e a previsão é de que fique pronta em setembro.

O projeto original da praça é de 1889 e, ao longo das décadas, o local passou por modificações. O chafariz, peça central que atrai olhares e é cenário de muitas fotografias, era cercado de palmeiras. Com o tempo houve a substituição por árvores mais robustas. A copada destas impede que seja possível ver a igreja ao fundo do chafariz e a queda de frutos e folhas dificulta a manutenção do local. O estudo feito pelas secretarias de Planejamento e Meio Ambiente apontou a necessidade de resgatar as palmeiras Jerivás, que são nativas da região, e assim voltar a ter o contorno original.

O resgate acontecerá também com o alargamento do passeio público no entorno do chafariz. Outros espaços receberão pavimentação, como o patamar onde estarão os sanitários, o novo Espaço Cívico, a nova área do chimarródromo, o acesso ao playground e a ampliação da calçada, onde fica hoje o ponto de ônibus. Todos os caminhos pavimentados serão providos de piso tátil.

Atualmente, a praça possui 117 árvores. Com o estudo, serão suprimidas 20, muitas exóticas, sem condições de sobrevivência ou que geram algum problema para o local. Com a reforma, novas 27 serão plantadas, sendo algumas já com tamanho médio para facilitar o crescimento. A reforma inclui ainda a construção de um novo prédio para os banheiros públicos. O existente no local será demolido nas próximas semanas e uma nova edificação será construída já planejada para atender todos os públicos.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895