Rio dos Sinos contará com novo equipamento para avaliação automática
capa

Rio dos Sinos contará com novo equipamento para avaliação automática

O aparelho colherá dados como a determinação de pluviometria e temperatura da água

Por
Stephany Sander

Rio dos Sinos contará com novo equipamento para avaliação automática

publicidade

Está previsto para ser instalado na próxima semana equipamento de telemetria por satélite que fará a medição do nível do Rio dos Sinos em São Leopoldo. De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, Darci Zanini, o aparelho colherá dados que incluem a determinação de pluviometria e temperatura da água de maneira automática, que serão enviados diretamente para a Agência Nacional da Água (ANA), em Brasília.

Técnicos da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) vêm orientando membros da secretaria municipal sobre a novidade, que faz parte da modernização do sistema de hidrometria do Rio Grande do Sul. O Rio dos Sinos já conta com três pontos de monitoramento, em São Leopoldo, Taquara e Campo Bom. Segundo a Agência Nacional da Água, o Brasil dispõe de uma rede hidrometeorológica com aproximadamente 11 mil estações hidrométricas, administradas por organismos federais, setoriais, estaduais e particulares, dentre as quais 4,2 mil representam a rede básica nacional.

O objetivo atual é avaliar a disponibilidade hídrica e conhecer o regime hidrológico das oito bacias hidrográficas brasileiras e sub-bacias constituintes. Os dados obtidos pelo novo sistema poderão ser acessados por qualquer pessoa pelo Sistema de Informações Hidrológicas, o HidroWeb.