Rio Grande: Aprovada medida cautelar preparatória para pedido de recuperação judicial da Santa Casa

Rio Grande: Aprovada medida cautelar preparatória para pedido de recuperação judicial da Santa Casa

Iniciativa visa renegociar as dívidas e manter o complexo hospitalar em funcionamento

Angélica Silveira

publicidade

A Santa Casa de Rio Grande entrou na justiça na última quinta-feira com uma ação cautelar preparatória para o pedido de recuperação judicial. A ação foi aceita pela juíza Carolina Granzotto, da 1ª Vara Cível da Comarca da cidade.

Em sua decisão, emitida na noite de segunda-feira, ela entendeu como cabível a ação, considerando a excepcionalidade do caso concreto, o inequívoco valor social da entidade, e a existência de precedentes judiciais e orientações neste sentido.

A partir de agora, a instituição tem 30 dias, contados do último dia 23, data em que apresentou a ação, para apresentar a proposta principal para o ingresso do pedido de recuperação judicial. A iniciativa visa renegociar as dívidas que atualmente estão em R$ 330 milhões e manter o complexo hospitalar em funcionamento.

Em nota, a instituição afirma que esta será a primeira recuperação judicial de uma associação civil de saúde no Estado. “É um processo viável, todavia lento e gradual, tendo em vista o início de uma ação de retomada, adequações e quebra de paradigmas. Assim como outras, a Santa Casa necessita renegociar as dívidas do passado e trabalhar o dia a dia, para que possa efetuar a geração de receita e honrar com os compromissos mensais”, diz a nota. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895