Rio Grande publica lista de atividades paralisadas por bandeira preta municipal

Rio Grande publica lista de atividades paralisadas por bandeira preta municipal

Decreto entrou em vigor nesta segunda-feira

Angélica Silveira

publicidade

A bandeira preta no modelo de distanciamento municipal entrou em vigor, nesta segunda, em Rio Grande, no sul do Estado. Durante a manhã, a prefeitura publicou em suas redes sociais uma lista de atividades que estão paralisadas, pelo menos até o próximo dia 13 de julho, quando haverá uma nova avaliação da situação da Covid-19 na cidade e as medidas de restrição poderão se manter por mais uma semana ou serem abrandadas.

Com isto, não podem funcionar serviços profissionais, científicos e técnicos como contabilidade, auditoria, consultoria, engenharia, publicidade, advocacia e outros. Além de serviços administrativos e auxiliares, agências de turismo, passeios e excursões. Também não podem trabalhar, nesta semana, faxineiros, cozinheiros, motoristas, babás, jardineiros e similares.

Estão proibidos de abrir imobiliárias, comércio de veículos, manutenção e reparo de veículos automotores, comércio atacadista não essenciais, centro comerciais e shoppings. Devem ser paralisadas construção de edifícios, obras de infraestrutura, serviço de construção, transporte terrestre fretado de passageiros, armazenamento, carga e descarga e estacionamentos.

Além disto também não podem funcionar industrias de transformação e extrativista como fumo, têxtil, vestuário, couro e calçado, além de madeira, papel e celulose, impressão e reprodução, derivados de petróleo, químicos, borrachas e plástico, minerais não metálicos, metalurgia, equipamentos de informática, materiais elétricos, outros equipamentos, produtos diversos, manutenção e reparos.

Estão ainda na lista de serviços que não devem funcionar aqueles não essenciais da administração pública, serviços delegados de habilitação de condutores, hotéis e similares, reparação e manutenção de objetos e equipamentos, cabelereiros e barbeiros, missas e serviços religiosos, casas noturnas, bares e pubs, parques temáticos e similares, teatros, cinemas e casas de espetáculo (dança, circo e similares), museus, bibliotecas, arquivos, acervos e similares, ateliers, atividades de organizações associativas ligadas a arte e a cultura (MTG e similares), eventos em ambientes abertos ou fechados, academias de ginástica, clubes sociais, esportivos e similares.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895