Rio Taquari sobe em Lajeado e é monitorado pela prefeitura e Defesa Civil

Rio Taquari sobe em Lajeado e é monitorado pela prefeitura e Defesa Civil

Em Colinas, a chuva intensa do final de semana causou bloqueio no km 50 da ERS 129 nesta segunda-feira

Correio do Povo

A cota de inundação do município é de 19 metros e deve ser atingida ainda nesta manhã

publicidade

Em Lajeado, no Vale do Taquari, a prefeitura e a Defesa Civil do município monitoram o aumento do nível do rio Taquari. Na manhã desta segunda-feira, às 9h45, a cota chegou a 18,61 metros, com aumento de 29 centímetros na hora seguinte, conforme a medição do Serviço Geológico do Brasil – CPRM. A situação é de alerta diante do volume expressivo de chuvas nas regiões que formam as cabeceiras do rio. A cota de inundação do município é de 19 metros. O manancial está mais de cinco metros acima do nível normal no município, que é de 13 metros.

As equipes da Defesa Civil já preparam a remoção das primeiras famílias e o Parque do Imigrante já está pronto para receber os desabrigados que eventualmente precisarem de abrigo temporário. Podem ser interrompidas e estão sendo monitoradas as ruas Francisco Oscar Karnal, Carlos Spohr Filho, Arnoldo Uhry e General Osório.

Conforme o coordenador da Defesa Civil de Lajeado, Gilmar Queiroz, as primeiras famílias são removidas quando o rio atinge a cota de inudação. A projeção é que o manancial atinja este nível nas próximas horas. “Acreditamos que não deva passar deste nível, mas já estamos nos preparando para interrupção de vias e remoção de famílias. Temos a informação que a chuva cessou nas cabeceiras, porém precisamos manter o alerta”, informa o coordenador. 

Na cidade de Colinas, também no Vale do Taquari, a chuva intensa do fim de semana deixou o trânsito bloqueado no km 50 da ERS 129, nesta segunda-feira. A cheia do rio Taquari alagou o trecho, impossibilitando a passagem de veículos. O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) monitora a situação em conjunto com o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM). Até que a água deixe a pista, os motoristas devem usar vias municipais como desvio.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895