São Borja facilita a realização de exames em ação referente ao Outubro Rosa

São Borja facilita a realização de exames em ação referente ao Outubro Rosa

Instituto Nacional do Câncer estima 66,3 mil novos casos de câncer de mama em 2020 no Brasil

Fred Marcovici

Em 2018, foram 17.572 óbitos no país devido ao câncer de mama

publicidade

São Borja passa a oferecer, de forma facilitada, mamografias e exame de papanicolau às mulheres que ainda não realizaram os testes em 2020. A ação faz parte da campanha Outubro Rosa. Para fazer a mamografia, a usuária do serviço público deve procurar a Estratégia de Saúde da Família (ESF). Da mesma forma, já será agendado o papanicolau (preventivo).

A secretária municipal de Saúde, Sabrina Loureiro, explica que, para aquelas mulheres que não se encaixam na faixa etária para mamografia (a partir dos 40 anos ou superior a 35 quando houver histórico familiar) e apresentam alterações nas mamas ou sintomas, haverá atendimento médico nas unidades para avaliação e, se necessário, a imediata solicitação de exames complementares. “É importante a conscientização de todas as mulheres sobre o câncer de mama, por isso, vamos proporcionar acesso facilitado aos serviços de diagnóstico”.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa de novos casos em 2020 é de 66,3 mil e o câncer de mama é o que mais causa mortes de mulheres no Brasil. Em 2018, foram 17.572 óbitos.

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895