São Borja retoma serviço de exames de ultrassonografia pelo SUS

São Borja retoma serviço de exames de ultrassonografia pelo SUS

O serviço havia sido suspenso, devido à pandemia de Covid-19

Fred Marcovici

No total, por meio do credenciamento atual, serão realizados até 400 exames por mês

publicidade

A Secretaria de Saúde de São Borja, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, anunciou que os exames de ultrassonografia do Centro Médico de Atendimentos Especializados (CEMAE) foram retomados. O serviço havia sido suspenso, devido à pandemia de Covid-19.

Com o credenciamento do médico radiologista Jonas Hickmann, o CEMAE retorna com o diferencial da emissão de laudos na hora da realização do exame. “Estes exames complementam o credenciamento do SUS junto ao Hospital Ivan Goulart”, ressalta a secretaria de Saúde, Sabrina Loureiro.

Diariamente, entre 20 e 25 ultrassons serão realizados, de segunda à sexta-feira, com atendimento das 15h às 17h. No total, por meio do credenciamento atual, serão realizados até 400 exames por mês. Estão sendo direcionados para a unidade de ultrassonografia no CEMAE os pacientes que têm maior urgência nos diagnósticos.

Os exames são feitos a partir de indicação das Estratégia de Saúde da Família (ESFs) e do serviço de regulação para exames de média e alta complexidade. O exame está sendo realizado cerca de três dias depois de ser marcado e estão na lista avaliações do abdômen, mama, bexiga, próstata ou regiões musculares. Ao mesmo tempo, a prefeitura mantém a cota de exames de ultrassonografia contratados ao Hospital Ivan Goulart e realizados no Centro de Diagnóstico por Imagens.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895