São Borja volta a ter voos regulares para Porto Alegre

São Borja volta a ter voos regulares para Porto Alegre

Operações vão ocorrer quatro vezes por semana, a cargo da Two Flex em parceria com a Gol

Fred Marcovici

Aeroporto João Manoel receberá obras a partir de recursos federais

publicidade

Um voo inaugural nesta quinta-feira marcou a retomada das operações regulares entre São Borja e Porto Alegre. Serão quatro voos semanais, a cargo da Two Flex em parceria com a Gol Linhas Aéreas. Fazia 50 anos, desde que a Varig parou de operar, que o município da Fronteira-Oeste não tinha o serviço. A solenidade ocorreu no início da tarde, com a presença de políticos e representantes das empresas. 

As operações serão nas segundas, terças, quintas e sextas-feiras, com saída de Porto Alegre às 13h15min e retorno, a partir do aeroporto João Manoel, às 15h30min. A Two Flex colocará à disposição aeronaves Cessna 208 Caravan, com capacidade para nove passageiros. O prefeito Eduardo Bonotto destacou a importância da linha aérea em caráter permanente em São Borja. “É um evento tão relevante, do ponto de vista estratégico, a exemplo da Ponte Internacional e do Centro Unificado de Fronteira ou ainda da chegada da Unipampa e do Instituto Farroupilha”, comparou. Ele salientou a participação da prefeitura, Câmara de Vereadores e entidades do empresariado na concretização da retomada. 

O retorno dos serviços é resultado do Programa de Apoio à Aviação Regional, implementado pelo governo estadual. Uma das iniciativas é a redução da alíquota de ICMS sobre o querosene de aviação para desonerar o custo das passagens. Bonotto lembrou que a prefeitura participou investindo recursos próprios no aeroporto, mas destacou que reformas amplas estão previstas com verbas federais, por meio da Secretaria de Aviação Civil (SAC). São R$ 5,2 milhões assegurados para São Borja, conforme acordos em Brasília. O aeroporto receberá repavimentação e cercamento da pista de pouso e decolagem.  


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895