São Leopoldo amplia em 12 horas o serviço de pediatria na UPA Zona Norte

São Leopoldo amplia em 12 horas o serviço de pediatria na UPA Zona Norte

Na última semana, o atendimento pediátrico diário passou de 12 para 89

Fernanda Bassôa

publicidade

Para suprir o aumento da demanda causado pela chegada do frio, a Prefeitura de São Leopoldo ampliou em 12 horas o serviço de pediatria na UPA Zona Norte e também quer implantar o serviço no Centro de Saúde Feitoria.

As baixas temperaturas chegaram atingindo especialmente as crianças com o retorno das aulas. Na última semana, de acordo com dados da prefeitura, o atendimento pediátrico diário passou de 12 para 89.

O prefeito Ary Vanazzi apontou três fatores para a sobrecarga no atendimento. “Primeiro, o fim do isolamento e a volta às aulas, com as crianças tendo maior contato uma com as outras. Segundo, a chegada do frio e, consequentemente, as doenças respiratórias. Terceiro, a escassez de profissionais na área da saúde." Vanazzi também anunciou que vai reforçar a equipe de profissionais, convocando nos próximos dias os aprovados no último concurso.  

Entre as ações já executadas estão as reformas na UTI pediátrica do Hospital Centenário e as recentes entregas das unidades básicas de saúde (UBSs) Feitoria Madezatti, Vila Baum e do Centro do Idoso.

A presidente da Fundação Hospital Centenário, Lilian Silva, explicou que o HC tem dois grandes espaços de atendimento: a emergência pediátrica, com dois pediatras 24 horas, e a unidade de internação com outro grupo de pediatras para acompanhar os pequenos, mas que, em função da demanda, há dificuldades de manter o quadro. “A nossa dificuldade não é diferente das instituições particulares. Poucos espaços contam com 24 horas de atendimento. A maioria, públicos”, salientou.

O secretário da Saúde Diego Pitirini relatou que, do ano passado para cá, 11 profissionais foram contratados por intermédio de empresas conveniadas, mas que há vagas abertas a procura de profissionais interessados. “Na atenção básica, temos 7 vagas disponíveis para profissionais de medicina. Também temos vagas para a UPA Zona Norte dentro da tabela proposta pelo SUS”.  


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895