São Leopoldo inicia a Semana lixo Zero

São Leopoldo inicia a Semana lixo Zero

São 20 atividades para a população escolher onde e como participar

Stephany Sander

O tema de 2021 é Lixo e Dignidade

publicidade

A Semana Lixo Zero começou nesta sexta-feira em São Leopoldo. Com diversas atividades até o próximo dia 31, a programação reúne iniciativas, pessoas e empresas para ampliar o conceito de um mundo mais sustentável. "É um evento totalmente colaborativo convidando a sociedade para reflexões sobre o consumo e responsabilidades pelos resíduos gerados. Neste ano as ações serão híbridas, seguimos com algumas lives, mas teremos também atividades presenciais. Estamos orientando que todos venham de máscara e teremos álcool em gel. Algumas atividades necessitam de inscrições prévias como as trilhas no Parque Imperatriz e nas Nascentes. São 20 atividades para a população escolher onde e como participar", diz Daiana Schwengber, embaixadora da Semana Lixo Zero em São Leopoldo. O evento conta com as empresas Apoena Socioambiental e Virando a Terra, além de uma equipe de voluntárias e patrocinadores.

O tema de 2021 é Lixo e Dignidade. "Quando somos capazes de enxergar valor em nossos resíduos, entendemos que repensar o consumo, destinar corretamente os resíduos, separando e limpando, se torna uma forma de tratá-los com dignidade", complementa Daiana.

O conceito Lixo Zero consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução – ou mesmo o fim – do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários e\ou para a incineração. Ou seja, desviar de aterro sanitário cerca de 90% dos resíduos (recicláveis e orgânicos) e destinar apenas o rejeito, os outros 10%, conhecido também como o “lixinho do banheiro”.

No Brasil, o Instituto Lixo Zero é uma organização da sociedade civil autônoma, sem fins lucrativos, pioneira na disseminação do conceito Lixo Zero no Brasil. Fundado em 2010, O ILZB representa no Brasil a Zero Waste International Alliance (ZWIA), movimento internacional de organizações que desenvolvem o conceito e princípio Lixo Zero no Mundo.

As ações são totalmente voluntárias, contado com o auxílio de patrocinadores para compra de insumos e realização de algumas oficinas. Todas as atividades cadastradas durante as ações são gratuitas e estão abertas ao público. Quem cadastra as atividades são as empresas, sociedade civil, poder púbico, escolas e entusiastas.

Dentro da programação, disponível na página oficial do Instagram, estão atividades como Audiência Pública, no dia 25, às 10h, na Câmara de Vereadores, para apresentação de uma lei para que a Semana da Sustentabilidade entre no calendário da cidade. Já no dia 26 ocorrerá uma visita guiada na Cooperativa Univale, no bairro Feitoria, e ainda um bate papo com o tema "Por uma Educação Lixo Zero". No dia 27, às 17h, ocorrerá o lançamento da Cartilha "Do meu Resíduo Cuido Eu!", que será posteriormente entregue aos alunos do município.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895