São Leopoldo regulamenta recuo de faixas de pedestres

São Leopoldo regulamenta recuo de faixas de pedestres

A proposta foi aprovada pela Câmara de Vereadores em dezembro e sancionada em janeiro

Fernanda Bassôa

Com o recuo, será evitada a permanência de veículos em cima da faixa

publicidade

Vigora em São Leopoldo a lei que regulamenta a demarcação das faixas de pedestres em toda a cidade. A proposta foi aprovada por unanimidade pela Câmara em dezembro e sancionada pelo prefeito Ary Vanazzi na segunda quinzena de janeiro. A iniciativa, que estipula o recuo da sinalização horizontal de segurança, é do vereador Brasil Oliveira.

Segundo o texto, as faixas deverão ser aplicadas em recuo, a fim de evitar que o posicionamento incorreto induza ao desrespeito da sinalização, tanto pelo pedestre quanto pelo motorista. “Era comum encontrar conflitos entre pedestres e condutores, quando antes ambos disputavam o mesmo espaço. Agora, fortalecemos uma relação de respeito, quando delimitamos, ou deixamos mais claro, o devido espaço de trânsito para cada um”, salienta o autor da lei. 

Anteriormente à regulamentação, os carros que precisavam fazer a conversão em via perpendicular acabavam aguardando sobre a faixa de pedestres. Com o recuo, está prevista a fluidez do trânsito sobre a faixa apenas para quem trafega a pé, sem a permanência de veículos em cima da sinalização. O dispositivo também reforça a competência da Brigada Militar e da Guarda Municipal na fiscalização e na orientação sobre o novo posicionamento das faixas.

O secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Sandro Della Mea Lima, informa que em 2017 e 2018 mais de duas mil faixas de pedestres foram pintadas na cidade e que o processo de adequação à nova legislação se dará de forma gradativa, ainda que algumas faixas no Centro, especialmente na rua Independência, já contem com o recuo. A secretaria informa que vai buscar identificar com a comunidade os pontos mais críticos. A pasta avalia como positiva toda iniciativa que seja em auxílio na conscientização da população quanto à segurança no trânsito tendo o pedestre como prioridade.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895