São Leopoldo vacina 240 adolescentes com comorbidades em uma semana

São Leopoldo vacina 240 adolescentes com comorbidades em uma semana

Cadastro de espera para imunização já conta com 1.192 jovens de 12 a 17 anos

Correio do Povo

Cadastro de espera para imunização já conta com 1.192 jovens de 12 a 17 anos

publicidade

São Leopoldo completou, nessa quarta-feira, uma semana de vacinação em jovens partir de 12 anos de idade com comorbidades. Até o momento, 240 adolescentes da cidade receberam o imunizante da Pfizer, que tem o uso aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para essa faixa etária. Desde a abertura do grupo foram registrados 1192 inscritos.

O cadastro segue aberto no site da Prefeitura somente para moradores de São Leopoldo. A comprovação de doença prévia deve ser feita por laudo médico. Gestantes menores de 18 anos também podem fazer o cadastro no site da prefeitura. 

O secretário da Saúde Marcel Frison salienta que a ação é destinada somente para moradores de São Leopoldo e que os cadastrados devem aguardar o contato da secretaria para a vacinação. “Por ser uma decisão inédita, recebemos inscrições de adolescentes de outras cidades e até de outros Estados. Todos estão acompanhando a escassez de vacinas e, portanto, destinaremos as doses somente para quem reside na cidade e comprove doenças preexistentes”, reforçou.

Comorbidades

Obesidade grave, pneumopatias crônicas graves, imunodeprimidos, doença cardiovascular, doença neurológica crônica, diabete mellitus, asma com acompanhamento médico, doenças congênitas raras, doenças autoimunes (diabetes ou reumatológicas), neoplasias ou câncer, cardiopatias congênitas com consequências sistêmicas, doenças reumatológicas com uso de medicamentos, pessoas vivendo com HIV, doenças hematológicas em tratamento, doença falciforme ou talassemia maior, acidente vascular encefálico, mielite transversa, paralisia cerebral e pacientes acamados.

As crianças com Transtorno do Espectro Autista, Hiperatividades, histórico de convulsões serão vacinados em outro momento, exceto se houver comprometimento físico, com dificuldade de deglutição ou risco aumentado de aspiração de alimento para vias aéreas ou pacientes acamados.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895