Santa Casa de Uruguaiana inaugura unidade de internações em saúde mental

Santa Casa de Uruguaiana inaugura unidade de internações em saúde mental

O investimento no espaço foi de R$ 350 mil

Fred Marcovici

Hoje, estão nos cadastros do CAPS e nos demais segmentos que lidam com o sofrimento psíquico, ao menos cinco mil pacientes

publicidade

A Santa Casa de Caridade de Uruguaiana recebeu nova Unidade de Internação em Saúde Mental (UISM) no final de semana. A entrega das instalações do setor aconteceu neste sábado em cerimônia desenvolvida na instituição. O encontro teve a presença do prefeito Ronnie Mello, do vice-prefeito Fernando Tarragó, da gestora da Santa Casa, Thais Aramburu, e do secretário municipal de Saúde, Diego Cantori.

O novo local, contando com 340 metros quadrados de área, é considerado pelos especialistas mais seguro e melhor adaptado para receber pacientes em sofrimento psíquico, dispondo de 10 leitos para internação com possibilidade de expansão para 18 leitos. O setor comporta quartos masculinos, femininos e individuais, recepção, banheiros, refeitório, pátio, consultórios e elevador. A equipe de atendimento é composta por médico psiquiatra, médico clínico, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, enfermeiros e técnicos em enfermagem. O investimento no espaço foi de R$ 350 mil e o trabalho levou dois anos para ser concluído. A obra da unidade foi custeada por meio de recursos próprios da Santa Casa de Caridade, apoiadores e entidades parceiras.

O setor está apto a receber pacientes a partir do dia 1º de fevereiro. O conjunto de setores ligados à área da saúde mental no município conta com 42 mil inscritos, que de uma forma ou de outra, nos últimos cinco anos, buscaram alguma assistência especializada junto aos órgãos, um número de magnitude que motivou a iniciativa, concluíram os responsáveis. Hoje estão nos cadastros do CAPS (Centros de Atendimento Psicossocial) e nos demais segmentos que lidam com o sofrimento psíquico, ao menos cinco mil pacientes.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895