Santa Casa de Uruguaiana recebe dez respiradores

Santa Casa de Uruguaiana recebe dez respiradores

Equipamentos foram encaminhados pelo governo do Estado

Por
Fred Marcovici

Respiradores foram entregues nesta terça-feira


publicidade

A Santa Casa de Caridade de Uruguaiana recebeu dez respiradores do governo do Estado nesta terça-feira. Os equipamentos foram destinados a leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) para atendimento de pacientes com Covid-19. Os aparelhos estavam sendo aguardados desde maio.

Segundo a Secretaria da Saúde do Estado (SES/RS), foram adquiridos 230 conjuntos de respiradores e monitores, por meio de pregão eletrônico. Os aparelhos foram pagos com verbas do Fundo de Reconstituição de Bens Lesados (FRBL), do Ministério Público Estadual (MPE) com o valor orçado em R$ 55 mil cada. 

A entrega foi realizada à gestora administrativa da instituição, Thaís Aramburu, pela titular da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde (10ª CRS), Heili Temp. Também participaram do ato o promotor de Justiça Diego Corrêa de Barros, responsável pela Promotoria de Justiça Regional de Uruguaiana.

De acordo com Thaís, os respiradores serão utilizados na UTI-Covid, que conta com dez leitos. Assim, será possível restituir os equipamentos que hoje estão em uso na unidade, e que pertencem a reserva de outras alas da instituição, como UTI-Geral, Centro Cirúrgico e Pronto Socorro.


Já nesta terça-feira, o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora de Rosário do Sul cinco aparelhos respiradores destinados à UTI daquele hospital, provenientes da 10ª CRS.