Santa Cruz do Sul anuncia primeiro concurso público com cotas raciais
capa

Santa Cruz do Sul anuncia primeiro concurso público com cotas raciais

Provas ocorrem em fevereiro

Por
Otto Tesche

Cronograma do concurso público foi anunciado no salão nobre do Palacinho, sede do governo municipal de Santa Cruz do Sul

publicidade

O primeiro concurso público de Santa Cruz do Sul com cotas raciais e para mulheres na Guarda Municipal vai ocorrer nos dias 15 e 16 de fevereiro. O anúncio do cronograma, com as datas de todas as etapas do certame, ocorreu na manhã dessa segunda-feira, no salão nobre do Palacinho.

A seleção ofertará 284 vagas em 102 cargos de nível fundamental completo e incompleto, médio, técnico e superior, sendo 35 para formação de cadastro reserva e os demais com vagas para chamamento imediato. A expectativa da comissão organizadora é obter em torno de 16 mil inscrições de todo o Brasil.

O edital está adequado à legislação em vigor desde abril deste ano, que estabelece 20% das vagas reservadas para pessoas negras e 10% a serem preenchidas por pessoas com algum tipo de deficiência. No caso das funções para a Guarda Municipal, percentual de 20% será destinado a pessoas do sexo feminino. Outra novidade deste certame é a isenção de taxa de inscrição para doadores de medula óssea.

O secretário municipal de Administração e Transparência, Vanir Ramos de Azevedo, lembrou que os trabalhos envolvendo todas as etapas para a organização do concurso tiveram início em abril de 2018, quando o prefeito Telmo Kirst nomeou uma comissão para dar andamento aos trâmites. “Para chegar até aqui precisamos revisar toda a legislação municipal, o que acarretou na revogação de mais de 200 leis”, disse.

Azevedo explicou que houve a aprovação dos novos estatutos, ajustes no plano de carreira dos guardas municipais, regulamentação da lei de cotas e elaboração o termo de referência. “Estimamos que esse seja o maior concurso já realizado pela Prefeitura de Santa Cruz”, afirmou.

Os editais com todas as datas, cargos, número de vagas, remuneração, conteúdo das provas, taxas de inscrição e demais informações serão publicados nesta terça-feira no site do Município. As inscrições começam na quinta-feira e se estendem até dia 5 de janeiro. O menor salário base é de R$ 1.278,25 para o cargo de servente (padrão 2) e o mais alto é de R$ 13.545,46 para o cargo de médico de saúde da família, ambos com carga horária de 40 horas semanais e acrescidos de vale-alimentação.

O último concurso público da Prefeitura de Santa Cruz do Sul ocorreu em 2014, com vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, porém somente para atuação na área da Saúde do município. Já para o quadro geral de pessoal, o último grande concurso ocorreu em 2012.