Santa Cruz do Sul autoriza funcionamento de lojas de chocolate
capa

Santa Cruz do Sul autoriza funcionamento de lojas de chocolate

Município também irá antecipar a primeira parcela do 13º salário dos servidores

Por
Otto Tesche

Lojas exclusivamente de chocolates, incluindo as dos shoppings, podem abrir temporariamente.


publicidade

Após solicitação da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Cruz do Sul, o prefeito Telmo Kirst decidiu atender a uma recomendação do Gabinete de Emergências e autorizou lojas exclusivamente de chocolates, incluindo as dos shoppings, a abrirem, temporariamente, até sábado, da 8h às 20h. O atendimento das empresas, no entanto, deve ocorrer com a observância de uma série de regras estipuladas pela Administração.

Entre as regras que as lojas devem observas está a organização de filas de clientes com, no mínimo, dois metros entre uma pessoa e outra. Também será permitida somente a entrada de um cliente por vez. Os estabelecimentos deverão distribuir senhas para controle dos acessos, sob pena de suspensão e fechamento imediato das lojas.

Outra regra é fazer a higienização contínua das superfícies de toque (cadeiras, maçanetas, cardápios, mesas e bancadas), preferencialmente após cada utilização, durante o período de funcionamento e sempre no início das atividades, os pisos, paredes e banheiro. A limpeza deve ocorrer preferencialmente com álcool em gel 70%, bem como com biguanida polimérica ou peróxido de hidrogênio e ácido peracético. Os banheiros também devem ser higienizados durante o período de funcionamento e sempre quando do início das atividades, preferencialmente com água sanitária, bem como com peróxido de hidrogênio ou ácido peracético.

Na entrada do estabelecimento e em local de fácil acesso ao público, deve ser disponibilizado álcool em gel 70%; kit completo de higiene de mãos nos sanitários, utilizando sabonete líquido, álcool em gel 70% e toalhas de papel não reciclado, para utilização dos funcionários do local. No período compreendido será permitida exclusivamente a venda de chocolates.

O prefeito Telmo Kirst também decidiu antecipar o pagamento da primeira parcela do 13º salário de servidores do município. De acordo com a Secretaria Municipal de Administração e Transparência, o valor estará depositado na conta de 2.989 trabalhadores, entre concursados e cargos em comissão, já nesta quinta-feira.


Segundo o prefeito, a antecipação também é uma forma de movimentar a economia local, principalmente às vésperas das comemorações da Páscoa. Nessa parcela, será pago 50% dos salários, sem desconto de INSS e Imposto de Renda (IR). O montante total da antecipação será de R$ 5.340.698,00. Já a segunda parcela será depositada até 20 de dezembro, mas terá descontos de INSS e IR.