Santa Cruz do Sul implantará Centro de Eventos no Parque da Oktoberfest

Santa Cruz do Sul implantará Centro de Eventos no Parque da Oktoberfest

Espaço com mais de 5 mil² terá estrutura para receber shows, competições esportivas e festivais gastronômicos

Otto Tesche

Prazo de finalização é de oito meses a partir do início da obra

publicidade

Depois de mais de uma década de discussões e diversos estudos de viabilização, a Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) pretende implementar o projeto de construção do Centro de Eventos, financiado pela instituição. A instalação do novo complexo irá ocorrer em área central da cidade, no Parque da Oktoberfest, potencializando o uso do local e de vários prédios e equipamentos já existentes. A estimativa de investimento é de R$ 10.982.373,84 e os recursos para a execução da obra são oriundos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa 2), firmado com a Caixa Econômica Federal (CEF).

Com área prevista em 5.286 metros quadrados, dividida em dois grandes espaços intercomunicáveis, o pavilhão destinado a múltiplos usos terá condições de receber eventos de qualquer natureza, sejam exposições, shows, palestras, convenções, competições esportivas, festivais gastronômicos, entre outros, ao longo de todo o ano. A estrutura também poderá ser utilizada separadamente, possibilitando a realização de dois eventos simultâneos e completamente independentes. O novo pavilhão dará suporte, com mais conforto e segurança, às mais tradicionais festas da cidade, entre elas, Oktoberfest, considerada a maior festa alemã do Rio Grande do Sul.

A localização estratégica do espaço de múltiplos usos entre os pavilhões 2 e 3 do parque permitirá também a conexão com os dois prédios existentes, podendo desta maneira o conjunto alcançar uma área utilizável coberta de 8.082 metros quadrados, atraindo assim eventos e feiras de grande porte ao município. O prazo para construção do pavilhão multiuso é de oito meses, a contar do termo de início. O prefeito de Santa Cruz do Sul, Temo Kirst, já assinou o edital para construção do Centro de Eventos, no Parque da Oktoberfest.

O engenheiro Guenther Knies, da equipe de elaboração do projeto, destacou que o novo Centro de Eventos proporcionará maior diversificação econômica à cidade com o incremento das atividades direcionados a negócios, turismo e lazer. De acordo com o plano, a construção irá ocorrer com modernas tecnologias, como a pré-fabricação em concreto, estruturas metálicas e painéis de fechamentos industrializados. “Será uma edificação de características extremamente funcionais e de arquitetura arrojada, que visa à otimização de recursos e à rapidez de execução”, explicou o arquiteto Ronaldo Wink.

O projeto ainda inclui uma série de premissas de cunho socioambientais, como acessibilidade com o uso de rampas e sinalização tátil; iluminação e ventilação naturais; fechamentos laterais e de cobertura com o uso de painéis e telhas termoacústicas; geração de energia através de painéis fotovoltaicos instalados na cobertura; aproveitamento das águas pluviais para as bacias sanitária e irrigação do jardim.

Além disso, com o objetivo de viabilizar a realização de eventos com mais conforto aos usuários, está previsto, também, a implantação de um sistema de ar condicionado que utilizará energia gerada no próprio local. Quando não for necessária a climatização, um sistema de grelhas junto às paredes proporcionará uma ventilação cruzada com as aberturas dispostas junto aos sheds na cobertura, garantindo temperatura agradável, além de uma permanente renovação de ar nos ambientes internos.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895