Santa Cruz do Sul recria comissão para acompanhar contrato da Corsan

Santa Cruz do Sul recria comissão para acompanhar contrato da Corsan

A primeira reunião será na próxima semana

Otto Tesche

publicidade

A prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, decidiu recriar uma comissão especial para acompanhar o cumprimento do contrato assinado em 2014 com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). A primeira reunião será na próxima semana.

A medida ocorreu após uma série de problemas de falta de água no município nos últimos dias. Entre o dia 7 de janeiro e 11, 18 mil imóveis de vários bairros ficaram sem abastecimento por causa de questões operacionais, como rompimentos de redes e panes elétricas em recalques.

Moradores de algumas regiões da cidade ficaram mais de três dias com as torneiras secas. O presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados (Agerst), Auro Schilling, informou que 18 procedimentos foram abertos em razão dos problemas. Segundo ele, quase 100% dos processos desse tipo resultam na imposição de multas contra a companhia.

Na primeira reunião entre o novo governo municipal de Santa Cruz do Sul e a Corsan, a prefeita Helena Hermany cobrou de forma incisiva providências da direção da concessionária para sanar os recorrentes problemas de desabastecimento de água que afetam a população, diante dos problemas nos últimos dias, marcados por altas temperaturas. Ela anunciou que vai emitir um decreto recriando a Comissão Especial de Acompanhamento do contrato firmado em julho 2014, com o objetivo de fazer cumprir as metas pactuadas.

A instância ficará responsável por acompanhar mais de perto as obras e ações previstas, nos mesmos moldes do que ocorreu em março de 2017, quando o grupo foi formado.

O superintendente regional da Corsan, José Roberto Ceolin Epstein, disse que vê como positiva a retomada da comissão para uma atualização semanal e mensal das demandas e expectativas do Executivo e da população. “Recebemos uma cobrança incisiva da prefeita e da administração municipal para evitar que o desabastecimento de água, como o do final de semana, ocorra novamente no município”, afirmou.

A comissão será constituída pela prefeita Helena Hermany, pelo superintendente regional e membros da diretoria da Corsan, representantes da Procuradoria Geral do Município e secretarias municipais de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade e de Planejamento, Orçamento e Gestão. Também serão convidados a compor a comissão, a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Santa Cruz do Sul (Agerst), Ministério Público e Legislativo. As reuniões serão semanais e a primeira será dia 20 de janeiro, às 10 horas, no salão nobre do Palacinho da Praça da Bandeira. Na ocasião será apresentado um detalhamento das obras em andamento.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895