Santa Maria realiza hoje encontro sobre combate ao feminicídio
capa

Santa Maria realiza hoje encontro sobre combate ao feminicídio

Conforme a Secretaria Estadual da Segurança, o número de feminicídios no Estado subiu mais de 40% em 2018

Por
Renato Oliveira

Força-tarefa é integrada por diversas entidades e instituições ligadas à área dos direitos humanos

publicidade

Nesta sexta-feira, com início às 16h, em Santa Maria, está prevista uma reunião regional da Força-tarefa Estadual de Combate aos Feminicídios, que é integrada por diversas entidades e instituições ligadas à área dos Direitos Humanos, como a Assembleia Legislativa, o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública, o Movimento de Mulheres, a Câmara dos Deputados, entre outras. O evento ocorrerá no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores e é aberto a todos os interessados.

Lançada em agosto, a Frente tem como objetivo a discussão e apresentação de estratégias que visem conter o avanço de casos de feminicídio no Estado. De acordo com a Secretaria Estadual da Segurança, o número de feminicídios no Rio Grande do Sul aumentou mais de 40% em 2018, no comparativo com o ano anterior.

“É fundamental que esse debate seja levado a todas as regiões do Estado. Quando a Frente foi lançada, solicitei para que uma das reuniões regionais ocorresse na cidade, pois os casos de violência tem preocupado o município e também a região. As autoridades e a sociedade como um todo não podem cruzar os braços. A realidade é que as políticas públicas voltadas à proteção à mulher estão fragilizadas, de modo geral, no estado e no país. Isso favorece a criminalidade e a violência”, afirmou o deputado estadual Valdeci Oliveira, que é um dos integrantes da Força-tarefa.