Santa Rosa contará com cercamento eletrônico em 2019

Santa Rosa contará com cercamento eletrônico em 2019

Sistema consiste na instalação de câmeras de monitoramento em todos os acessos à cidade

Felipe Dorneles

Controles facilitarão o deslocamento dos efetivos

publicidade

O município de Santa Rosa, até fevereiro, deverá ter cercamento eletrônico total. O sistema consiste na instalação de câmeras inteligentes de monitoramento em todos os acessos à cidade. Os equipamentos capturam a imagem da placa, a transformam em dados e identificam a situação dos veículos. O objetivo é monitorar a circulação de carros utilizados em assaltos, sequestros e outro delitos. O investimento de R$ 216 mil é oriundo de doações de empresários e de recursos viabilizados pelo Ministério Público. Inicialmente, serão 16 câmeras em oito pontos. A estrutura deve dobrar em agosto. O município irá custear a manutenção, de R$ 3,8 mil mensais.

O promotor de Justiça Manoel Figueiredo Antunes explica que o tema é debatido há três anos na Comarca local. “Na época, precisávamos reduzir os índices de criminalidade e tínhamos duas opções: controlar o presídio ou investir em um sistema de cercamento eletrônico. No momento, o ideal seria realizar o controle do presídio, e foi o que fizemos.” O MP queria, entre outros objetivos, reduzir os negócios que ocorriam dentro da prisão, com drogas e aparelhos celulares, gerando dívidas que precisam ser quitadas quando o preso fica em liberdade.

O promotor lembra que a ação reduziu significativamente os índices de criminalidade. Porém, há pouco mais de um ano, a migração de facções criminosas para o interior do Estado gerou novo alerta. “Retomamos o segundo projeto, do cercamento eletrônico. Santa Rosa possui índices de criminalidade decrescentes, e precisamos manter este cenário.”
Pelo sistema, após a identificação, o tempo de resposta deve ser de cerca de três minutos, quando a Brigada Militar identificará o carro e fará a abordagem. Haverá controle da entrada e saída de veículos da cidade, facilitando o deslocamento de efetivos e a investigação de crimes. O promotor afirma que Santa Rosa será a primeira cidade do Estado com cercamento eletrônico total.

A Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agropecuária articulou cerca de 60% dos valores para implementação do projeto. “Precisamos manter o status de cidade segura”, disse o presidente da Acisap, Odailson Eder. Ele lembra que com segurança há empreendimentos e consumo. O diretor de mobilidade urbana de Santa Rosa, Carlos Augusto Lozekan, informa que o sistema estará integrado ao de monitoramento com 26 câmeras na área central.  

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895