Santo Ângelo terá anel cicloviário para trabalhadores e estudantes

Santo Ângelo terá anel cicloviário para trabalhadores e estudantes

Os primeiros quatro quilômetros da ciclofaixa serão construídos este ano com R$ 551 mil

Felipe Dorneles

A Venâncio Aires será uma das vias a receber a faixa exclusiva

publicidade

Santo Ângelo receberá a implantação de um anel cicloviário destinado a trabalhadores e estudantes. O projeto será executado em fases. A primeira terá início ainda neste ano, com investimento de R$ 551 mil, com a construção de uma ciclofaixa de 4 quilômetros de extensão, ligando o Centro à Zona Norte da cidade.

O secretário municipal de Planejamento, Jorge Tonetto, explica o projeto completo prevê uma extensão de 15 e 20 quilômetros. “É uma prática comum aqui, inclusive, incentivado por empresas. Precisamos oferecer espaços seguros para este deslocamento”, destaca. Um estudo deve definir os trechos do anel que receberão ciclovias, que terão canteiros para separar a bicicleta dos carros. A ligação entre grandes avenidas e as áreas industriais facilitará o deslocamento e garantindo segurança aos usuários.

A verba é proveniente de emendas parlamentares, mais a contrapartida do município. O Executivo já anunciou a empresa vencedora da licitação para a construção dos primeiros 4 quilômetros de pista exclusiva na avenida Venâncio Aires, trechos de ida e volta entre as ruas Marquês do Tamandaré e Padre Manoel da Nóbrega. A ciclofaixa terá duas pistas com largura de 1,5 metro cada, com recorte dos canteiros centrais e parte da pista, preservando a vegetação e o fluxo de veículos. A ciclovia será protegida por meio-fio e faixa de sinalização reflexiva.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895