Santo Antônio da Patrulha investiga alterações nas águas da Lagoa dos Barros

Santo Antônio da Patrulha investiga alterações nas águas da Lagoa dos Barros

Prefeitura aguarda resultado de análise ainda nesta semana

Correio do Povo

Município aguarda resultado de análise da água ainda nesta semana

publicidade

A Lagoa dos Barros virou alvo de análises do Departamento de Meio Ambiente (DMA) da Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha, após moradores perceberem alterações nas águas. Conforme o município, coletas periódicas foram enviadas para análise físico-química nos últimos dias, mas os resultados ainda não são conclusivos. O laudo da última coleta deve ser entregue ao Executivo ainda nesta semana.

Na última segunda-feira, os técnicos do DMA buscaram ajuda no Museu de Ciências Naturais, da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul. A pesquisadora Vera Werner identificou uma espécie de cianobactéria em estado de floração na Lagoa dos Barros.

De nome técnico Dolichospermum planctonicum, a espécie pode produzir toxinas. A pesquisadora associou, ainda, a proliferação da cianobactéria com a presença de fósforo e nitrogênio na água, além de fatores como estiagem e temperatura. 

Segundo Vera Werner, não é recomendado que a população tenha contato direto ou indireto com a água até que o caso seja esclarecido.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895