Sapucaia do Sul confirma primeiro caso de dengue em 2020

Sapucaia do Sul confirma primeiro caso de dengue em 2020

Em 2019, o município teve a confirmação de 11 casos de dengue, sendo 9 casos autóctones

Fernanda Bassôa

Ao todo, foram vistoriadas 1.959 casas em diversos bairros do município

publicidade

A Prefeitura de Sapucaia do Sul confirmou, nessa segunda, o primeiro caso de dengue na cidade este ano. O caso autóctone (transmissão local) refere-se a uma pessoa do bairro Fortuna, que trabalha no município de Canoas. Equipes da Vigilância em Saúde já estiveram no local e alertaram os moradores e repassando orientações como, no caso de febre, associada a sintomas como dor muscular, dores de cabeça, atrás dos olhos ou manchas vermelhas no corpo, é preciso buscar atendimento médico.

Em fevereiro, o Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) apontou 48 focos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya, febre amarela e zika vírus, classificando a cidade em médio risco de transmissão da doença. Ao total, foram vistoriadas 1.959 casas e os bairros Boa Vista, Pasqualini, Nova Sapucaia, Capão da Cruz, Fortuna, Primor, Diehl, Vargas e Sete apresentaram número significativo de focos. Em 2019, o município teve a confirmação de 11 casos de dengue, sendo 9 casos autóctones.

A Vigilância segue com ações de vistoria em pontos estratégicos como cemitérios, borracharias, lavagens e reciclagens, entre outros além de atender a denúncias da comunidade. Denúncias de criadouros de mosquito podem ser feitas pelos telefones (51) 3451-0624 e (51) 3452-6119.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895