Sapucaia do Sul ganhará novo sistema de segurança

Sapucaia do Sul ganhará novo sistema de segurança

Prefeitura realizará hoje pregão eletrônico para contratação de empresa

Correio do Povo

publicidade

A Prefeitura de Sapucaia do Sul realiza nesta segunda-feira pregão eletrônico para contratação de empresa para fazer substituição, ampliação e modernização do sistema de videomonitoramento na cidade. O contrato vai contemplar 72 novas câmeras de videomonitoramento, a serem instaladas em 24 pontos da cidade. Destas, 24 são com giro de 360 graus e 48 fixas. Também estão previstos outros quatro pontos de cercamento eletrônico, além dos oito que já foram instalados pelo Estado e que estão em funcionamento. A expectativa é fazer a contratação antes de terminar o ano para que o novo sistema de segurança seja entregue em março de 2020.

O secretário de Segurança e Trânsito, Arno Leonhardt, explica que atualmente o município conta com um sistema antigo, defasado e obsoleto. “O sistema é inoperante. Em 2018, quando assumi, realizamos um levantamento e elaboramos um projeto, que ganhou aval do prefeito. O investimento será de R$ 1,785 milhão e os equipamentos serão completamente novos, com tecnologia avançada, Também vamos adquirir mais quatro câmeras de cercamento eletrônico, equipamentos que fazem a leitura de placas para identificação de carros que estejam em ocorrência de furto ou roubo.” 

Leonhardt ressalva que a central de monitoramento será totalmente remodelada e contará com duas salas na sede da Guarda Municipal. Se der tudo certo com o processo, a ideia é que a ordem de início de implementação seja assinada antes do final deste ano. A partir daí a empresa terá 90 dias para finalizar os trabalhos. “O edital foi bem elaborado, as descrições dos materiais estão bem especificadas e deve vencer a empresa que tiver o melhor preço”, diz ele. 

Agregado ao sistema, Leonhardt afirma que também há a contratação de um software analítico, que auxilia quem está monitorando. “É um sensor de movimento. Quando a câmera detectar um movimento, vai jogar a imagem para a tela do computador, chamando atenção do agente para a situação que estiver acontecendo no lugar.” 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895