Secretaria da Saúde de Caxias do Sul avalia positivamente o retorno das escolas infantis

Secretaria da Saúde de Caxias do Sul avalia positivamente o retorno das escolas infantis

Apenas um caso de coronavírus foi confirmado, antes mesmo da reabertura da instituição

Celso Sgorla

No período, a Vigilância Sanitária de Caxias fiscalizou 27 escolas, sendo que 24 deles tiveram o alvará sanitário liberado

publicidade

Um mês após o retorno das atividades das Escolas de Educação Infantil privadas de Caxias do Sul, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) avalia como positiva a retomada do serviço. Nesse período, a Vigilância Sanitária fiscalizou 27 escolas, sendo que 24 deles tiveram o alvará sanitário liberado, uma apresentou problemas no projeto arquitetônico, o qual não condizia com o plano de contingência aprovado, e as outras duas estão com a documentação pendente. Além disso, apenas um caso de coronavírus foi confirmado, antes mesmo da reabertura da instituição, o qual foi monitorado pela SMS.

Segundo o diretor técnico da Vigilância Sanitária, Rodrigo Zardo, o setor priorizou as vistorias nas escolas, sendo que a grande maioria delas estava apta sanitariamente para reabrir. "Percebemos o esforço das escolas em cumprir todas as recomendações. Quando foram detectadas necessidade de adaptação nos planos de contingência, os mesmos já foram alterados. Em algumas foram passadas orientações verbais e já solicitadas alterações quando não implicavam em risco sanitário".

Zardo avalia como positivo o retorno das atividades. "Acredito que a reabertura foi bastante positiva. Percebemos que a maioria está cumprindo com o plano que foi aprovado. Esse período que estamos vivenciando deixará um legado, não apenas para o segmento das escolas, mas para a população de forma geral".

Veja Também

Já em Bento Gonçalves o Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação (COE-Escola) divulgou nesta sexta-feira o balanço das atividades escolares.

Foram visitadas 40 instituições de ensino, que já estão atendendo no município, para verificação do Plano de Contingência. A média de atendimento na rede infantil particular e Municipal é de 1.450 crianças por dia.

Após um mês de retorno das aulas apenas um caso de Covid-19 foi confirmado em um profissional, e todas medidas protocolares foram tomadas, conforme os planos de contingência já estabelecidos.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895