Secretaria do Meio Ambiente de Caxias do Sul encontra 30 animais em más condições

Secretaria do Meio Ambiente de Caxias do Sul encontra 30 animais em más condições

Equipes de fiscalização chegaram aos locais após denúncia ao Departamento de Bem-Estar Animal

Celso Sgorla

Cães estavam sendo privados de água e alimentação

publicidade

Trinta animais foram atendidos após denúncias feitas ao Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, da Secretaria do Meio Ambiente de Caxias do Sul. Com apoio da Brigada Militar, a fiscalização encontrou dez porcos, alguns cruzados com javali, no distrito de Santa Lúcia do Piaí. Segundo a equipe, além de ser proibida a criação de javalis, por serem silvestres, os bichos estavam em péssimas condições de higiene e sem água e alimentação.

No mesmo local, havia cinco cães adultos e dois filhotes, presos em galpão e privados de água e comida. Um dos filhotes estava ferido e precisou de atendimento imediato. Segundo a diretora do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, Marcelly Paes Felippi, o tutor tratava os porcos e os cachorros com lavagem. A secretaria firmou Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e marcou audiência com o responsável, que deverá responder por maus-tratos.

Uma segunda averiguação foi feita no bairro Fátima, onde as equipes flagraram sete cães sem água e alimentação, um deles já desnutrido. O responsável foi notificado e deverá reverter as irregularidades. No mesmo local, a fiscalização encontrou pássaros criados sem autorização do Ibama. Dois canários-da-terra, um papagaio-charão - em extinção no Estado, um tiriva e um coleiro foram apreendidos. Foi firmado um TCO, e o proprietário responderá por criação ilegal. Em 2017, a secretaria atendeu cerca de 400 denúncias de maus-tratos. 

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895