Secretaria fecha parceria para incentivar turismo no Parque Estadual do Turvo

Secretaria fecha parceria para incentivar turismo no Parque Estadual do Turvo

Convênio prevê participação da iniciativa privada em algumas ações no local

Agostinho Piovesan

Secretaria Estadual fecha parceria para incentivar turismo no Parque Estadual do Turvo

publicidade

Os termos do convênio de cooperação entre a Secretaria Estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e o Consórcio Rota do Yucumã, que abrange 32 municípios, foram apresentados nessa sexta-feira em reunião na Câmara de Coronel Bicaco.

O documento prevê ações conjuntas a fim de estimular o turismo no Parque Estadual do Turvo, no município de Derrubadas, na fronteira com a Argentina. Na área, está o Salto do Yucumã, queda longitudinal de 1,8 quilômetro de extensão no rio Uruguai.

O presidente do consórcio e prefeito de Tenente Portela, Clairton Carboni, avaliou como positivo o convênio, que prevê a participação da iniciativa privada em algumas ações no parque, como em serviços, passeios de barco e sinalização.

“Também está prevista a perfuração de dois poços artesianos, em um prazo de 30 dias, garantindo o abastecimento do local, que a partir dessas ações deverá receber cada vez mais turistas.” O projeto será custeado com recursos de medidas compensatórias. Outra medida é a obra de mirante próximo ao salto.

Conforme o acordo, caberá às prefeituras garantir a manutenção de estrada de 15 quilômetros no parque. Os municípios que aderirem ao convênio garantirão desconto de 50% no ingresso para seus moradores. A titular da Sema, Ana Pellini, destacou que o governo está buscando alternativas para resolver antigos problemas do Parque do Turvo.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895