Semana do Meio Ambiente de Santa Cruz do Sul foca em ações para conscientizar a população

Semana do Meio Ambiente de Santa Cruz do Sul foca em ações para conscientizar a população

Um dos pontos altos da semana será o lançamento do projeto-piloto Recicla Santa Cruz

Otto Tesche

publicidade

A Semana Municipal de Meio Ambiente de Santa Cruz do Sul terá novidades para chamar a atenção da população acerca de temas importantes como a separação de lixo domiciliar, a reciclagem, o plantio de árvores, os cuidados com a fauna e a flora entre outros. As atividades, entre 7 e 11 de junho, contarão com diversos momentos, alguns voltados para públicos específicos, como os agentes de saúde, e outros direcionados à comunidade em geral.

Um dos pontos altos da semana será o lançamento do projeto-piloto Recicla Santa Cruz, no dia 9, às 10 horas, na Praça Getúlio Vargas, em uma parceria da prefeitura, Conselho Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico, Conesul e Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat). A ideia é ensinar as pessoas a fazer o descarte correto dos resíduos recicláveis. Para tanto, serão instalados quatro contêineres laranjas em pontos localizados na área central da cidade para a coleta de recicláveis.

Dentre as ações previstas para engajar a comunidade estão a distribuição de panfletos, conversas com moradores que residem próximos aos contêineres para conscientizar sobre a importância da separação domiciliar (seco e orgânico) e divulgação nos meios de comunicação. Em razão da pandemia do novo coronavírus, parte da programação seguirá dentro do modelo virtual. Durante toda a semana serão disponibilizados links nos sites da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e da prefeitura para que as pessoas possam acessar palestras gravadas por professores da universidade, com diferentes abordagens.

A programação prevê também uma gravação com o professor Ênio Machado, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental da Unisc, sob o tema Abordagens Práticas em Educação Ambiental, com foco na separação domiciliar de resíduos. O material será disponibilizado para que os agentes de saúde possam acessar durante a semana ou em um outro momento.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895