Semana do Meio Ambiente mobiliza a população de Santa Maria

Semana do Meio Ambiente mobiliza a população de Santa Maria

Prefeito Jorge Pozzobom informou que o município investe milhões de reais para tirar toneladas de lixo de dentro dos arroios

Agostinho Piovesan

Pozzobom realizou o plantio simbólico de um ipê-amarelo

publicidade

A divulgação do Projeto Reciclar – Cia do Óleo e o plantio de mudas de árvores na rua Prefeito Heitor Campos e na avenida Presidente Vargas marcam, nesta segunda-feira, a continuidade da 7ª Semana do Meio Ambiente de Santa Maria, programação que iniciou no sábado, no bairro Nova Santa Marta. Também nesta segunda-feira, das 13h às 17h, será realizada a 13ª Jornada Integrada do Meio Ambiente “Sustentabilidade e Educação – Protagonismos juvenil e adulto: da Educação Básica à Educação Superior”. Haverá mostra de projetos de ensino, pesquisa e extensão sobre o tema sustentabilidade, com exposição de pôsteres para estudantes, professores e comunidade em geral, no hall do prédio 15, conjunto 3 da Universidade Franciscana (UFN). Haverá, ainda, das 15h às 17h, Debate sobre as Áreas de Preservação Permanente Urbanas e atualizações legislativas, além de debate sobre o Marco Regulatório (Lei 313.019, de 2014) aplicado aos projetos ambientais.

No último sábado, a área verde, ao lado da Praça Sandra Feltrin, recebeu o Mutirão Práticas Sustentáveis e teve uma série de atrações voltadas à sensibilização sobre os cuidados com a natureza. A data também marcou a retomada do projeto Descarte Legal, por meio do qual dois caminhões percorrem as ruas da cidade para recolher materiais inservíveis. Um veículo ficou estacionado no espaço do evento para servir de depósito de resíduos. Agora, o Descarte Legal, que foi interrompido na pandemia, passa a ser coordenado pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, ocorrendo periodicamente. Os materiais são levados para a empresa Maringá Metais, onde são organizados e comercializados.

O prefeito Jorge Pozzobom disse que o município investe milhões de reais para tirar toneladas de lixo de dentro dos arroios. “Mas, por outro lado, tem gente que vai lá e coloca mais materiais em local irregular e por isso é de grande importância a retomada do Descarte Legal e da realização da Semana do Meio Ambiente para que todos nós venhamos a refletir sobre nossos atos”, afirmou.

Pozzobom fez o plantio simbólico de um ipê-amarelo ao lado do secretário de Meio Ambiente, Guilherme Rocha. Depois da cerimônia formal de abertura da programação, no sábado, as autoridades e os servidores da prefeitura participaram de um mutirão de limpeza. Palestra, ações sociais, debates, exposição fotográfica e outras atividades voltadas à preservação do meio ambiente serão realizadas até o próximo domingo, dia 12 de junho.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895