Seminário discute saúde da população negra em Uruguaiana

Seminário discute saúde da população negra em Uruguaiana

Evento faz parte do cronograma do "Novembro de Prevenção", iniciativa que termina nesta quinta

Fred Marcovici

publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Uruguaiana realizou nessa terça-feira no Salão Nobre do Palácio Barão do Rio Branco um seminário voltado à saúde da população negra. O encontro foi uma das ações do cronograma do "Novembro de Prevenção" às doenças que atingem a população negra. A programação iniciou dia 11 e será encerrada nesta quinta-feira, com a última palestra na SMS. 

O evento contou com a participação de sete convidados, sendo eles: secretário adjunto da saúde Frederico Pellegrini; enfermeira Lilian Stumm; professora Stael Soraya; enfermeira Denise Leão; médico Yunior Alberto Reyes; médica Dhaiany da Silva Soares e a bióloga Jaqueline Picolli. Entre os assuntos debatidos na ocasião está a importância de um atendimento adequado. Além disso, foram abordados temas como acesso à saúde básica, doenças mais comuns, equidade, acolhimento e a importância da presença de um agente comunitário de saúde. 

Um tema muito importante também debatido foi a necessidade da autodeclaração racial, que possibilita a identificação das comorbidades mais comuns na cidade. O grande objetivo desta grade de encontros é provocar a conscientização dos profissionais de saúde e da população negra, focando na importância do acesso à saúde pública ofertada em nosso município e também fomentar o trabalho direcionado que as equipes de saúde operam, como a disponibilidade de exames específicos para as doenças mais comuns desta comunidade. 

O trabalho da SMS em relação a população negra vem se modificando e aprimorando, buscando incluir um atendimento especializado e acolhedor desde a abordagem dos agentes comunitários de saúde que tem um contato mais direto com a comunidade. “Temos o objetivo de fazer essa mudança de pensamento, mas o mais importante, a mudança de atitude.” afirmou Pellegrini. 

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895