Seminário em Santa Cruz do Sul debate boas práticas de gerenciamento de resíduos sólidos

Seminário em Santa Cruz do Sul debate boas práticas de gerenciamento de resíduos sólidos

Objetivo do estudo é apresentar opções ambientais viáveis para municípios do Rio Grande do Sul

Por
Otto Tesche

publicidade

O Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP), por meio do Comitê Setorial Ambiental, realiza nesta quarta-feira, na sala 101 do campus da sede da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), o Seminário de Boas Práticas de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. O evento tem como objetivo apresentar projetos com bons resultados desenvolvidos em diversas instituições da região.

A comissão organizadora é formada por integrantes do Corede/VRP, pelos funcionários da Prefeitura de Vale do Sol, Graciela Pacheco e Lenio Augusto Trevisan, funcionário da Prefeitura de Vera Cruz, Ricardo Konzen, e pela professora da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Isabela Holtermann Lagreca, todos integrantes do Comitê Setorial Ambiental.

O grupo selecionou alguns projetos e programas para sensibilizar gestores e público em geral para o atendimento dos princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Os participantes do evento vão poder conhecer as iniciativas e modelos para implantar em seus municípios.

Propostas

O evento começa às 13h30min, com o credenciamento dos participantes e exposição de trabalhos, em frente a sala do evento. Às 14h o prefeito de Candelária, Paulo Roberto Butzge, apresentará o Programa Ambienta Candelária. Logo após será apresentada a experiência da Copercicla, do município de Santa Cecilia do Sul, Modelo de Gestão e Manejo de Resíduos Sólidos, a ser feita pelo presidente da entidade Tiago Zotti e o auxiliar administrativo Cristian Vidal. E, em seguida, será apresentada a experiência na operação da Usina de Transbordo e Triagem do município de Venâncio Aires pelo prefeito Giovane Wickert e pelo secretário de Meio Ambiente Clóvis Schwertner.

Às 15h30min, o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) fará a apresentação da proposta de trabalho para a elaboração do Plano Estratégico Regional de Resíduos Sólidos, por intermédio da empresa Urbana Lógica do Brasil, por Eduardo Vargas. Nesta atividade, a empresa contratada pelo consórcio revisou os Planos Municipais de Resíduos Sólidos dos municípios conveniados e concluirá com o plano regional.


O objetivo do estudo é contribuir com os municípios no gerenciamento dos resíduos sólidos e apontar alternativas viáveis, tanto técnica e econômica, quanto ambientalmente, a serem adotadas para a região. O reflexo se dará não apenas para os consorciados, mas também para toda a região do Vale do Rio Pardo.