Serviço terapêutico é inaugurado em Novo Hamburgo
capa

Serviço terapêutico é inaugurado em Novo Hamburgo

O residencial fica no bairro Boa Vista e pode receber até dez adultos

Por
Stephany Sander

A casa, localizada no bairro Boa Vista, servirá de moradia para dez pessoas

publicidade

O Residencial Terapêutico Tipo II foi inaugurado ontem em Novo Hamburgo. A casa, no bairro Boa Vista, servirá de moradia e cuidados para dez adultos. Os residentes serão encaminhados pelos Centros de Atendimento Psicossocial (Caps), que já presta assistência a pessoas com transtornos mentais ou que não têm possibilidade de desfrutar de autonomia social ou familiar.

Conforme o secretário de Saúde, Nason Luciano, o espaço vai abrigar aqueles que atualmente estão em lares pagos pelo município. “Investimos recursos próprios para reformar a casa e mantê-la. Vamos dar suporte para estas pessoas se tornarem autossuficientes e retornarem para a sociedade.” Segundo ele, foram aplicados R$ 100 mil do município, e o custo mensal será de R$ 85 mil.

Segundo a gerente de Saúde Mental de Novo Hamburgo, Sayonara de Matos, a cidade vem planejando este serviço há 14 anos. "O atendimento psicológico seguirá no Caps, mas, nesta casa, através da convivência, os residentes irão desenvolver laços afetivos em tarefas simples do cotidiano como alimentação e higiene pessoal." Também serão desenvolvidos projetos terapêuticos que assegurem aos usuários o respeito às suas possibilidades, limitações e potencialidades.